Muito embora reservem seus sentimentos e pensamentos mais autênticos para as pessoas que eles conhecem bem, INFPs podem inicialmente parecer amigáveis. Eles são reflexivos e muitas vezes espirituais, e muitas vezes interessados em ter conversas significativas sobre valores, ética, pessoas e crescimento pessoal.
Tipicamente curiosos e de mente aberta, o Curador procura continuamente uma compreensão mais profunda de si e das pessoas ao seu redor. Eles são apaixonados por seus ideais, mas também privados; Poucas pessoas entendem a profundidade do compromisso do INFP com suas crenças.
INFPs são sensíveis e empáticos, e empenham-se em uma busca perpétua por sentido e autenticidade. Os aspectos mundanos da vida são de menor interesse para este tipo, e são mais animados por ideias interessantes do que por fatos práticos. Eles normalmente aceitam os outros sem questionar, e podem ter interesse especial em pontos de vista fora da caixa ou estilos de vida alternativos. Eles muitas vezes têm um carinho especial para as artes, especialmente a vanguarda, como eles gostam de experimentar novos conceitos de auto-expressão.