No trabalho, o INTP está motivado para resolver problemas complexos de uma maneira original e inovadora. Os arquitetos querem analisar sistemas e ideias cuidadosamente para criar uma compreensão profunda e desfrutar projetando soluções criativas para problemas altamente abstratos.
INTPs raramente têm muito interesse em tradições organizacionais, preferindo forjar seu próprio caminho para a inovação. Eles odeiam ser limitados pela burocracia e regras, e muitas vezes estão mais em sintonia com a solidez teórica de suas ideias do que com as aplicações práticas. Eles geralmente preferem se concentrar em criar a ideia e deixar os detalhes tediosos de implementação para outra pessoa.
Os INTPs trabalham melhor independentemente ou com uma pequena equipe de colegas que eles percebem como inteligente, competente e lógica. Eles rapidamente se cansam de colegas que são agressivos ou dominantes e podem desprezar pessoas que não são tão inteligentes como eles.
Uma organização ideal para um INTP é flexível e não tradicional e valoriza a engenhosidade em relação à conformidade. Um trabalho ideal para um INTP lhes permite abordar problemas teóricos ou técnicos complexos com soluções criativas e inovadoras.