No trabalho, o ISTP é motivado pelo desejo de alcançar e utilizar conhecimentos técnicos. Os ISTPs gostam de dominar e manipular as ferramentas de seu comércio, sejam elas quais forem: os tradicionais martelos e serras, ou as ferramentas mais modernas de negócios ou tecnologia.
Os ISTPs preferem tarefas com um resultado tangível e geralmente se sentem mais satisfeitos quando criam algo concreto. Eles gostam de solucionar problemas e muitas vezes procuram por ocupações que lhes permitam aplicar suas habilidades para resolver problemas práticos.
Muitos ISTPs desfrutam de ocupações que envolvem atividade física, muitas vezes com um aspecto de risco ou perigo, e não gostam de ficar presos em uma mesa. Eles são mais frequentemente energizados pela ação e querem entrar para fazer as coisas em vez de gastar muito tempo planejando ou teorizando.
Os ISTPs valorizam a eficiência e a lógica e desejam flexibilidade em seu trabalho. Eles preferem um emprego onde possam ser práticos e orientados para a ação, sem serem excessivamente sobrecarregados por regras, procedimentos ou burocracia.