PRINCÍPIOS-CHAVE DA TIPOLOGIA DA PERSONALIDADE DE MYERS & BRIGGS®
O que é a Tipologia da Personalidade de Myers Briggs ou Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®)?
“Cabe a cada pessoa reconhecer suas verdadeiras preferências”.
— Isabel Briggs Myers
O objetivo do inventário de personalidade de Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®) é tornar a teoria dos tipos psicológicos descrita por C. G. Jung compreensível e útil na vida das pessoas. A essência da teoria é que muita variação aparentemente aleatória no comportamento é realmente bastante ordenada e consistente, devido a diferenças básicas nas maneiras pelas quais os indivíduos preferem usar sua percepção e julgamento.
Na teoria de Myers e Briggs, os tipos de personalidade são descritos em termos de códigos de quatro letras, como ESTJ ou INFP. Cada uma das quatro letras significa um aspecto fundamental da personalidade de um indivíduo.
A teoria dos tipos de personalidade de Myers e Briggs nos diz que variações aparentemente aleatórias no comportamento das pessoas são realmente previsíveis, porque são devidas a diferenças básicas na maneira como os indivíduos abordam as principais funções do pensamento, comportamento e interação. Myers e Briggs descreveram diferenças individuais em termos de quatro dicotomias de personalidade. Cada dicotomia consiste em dois estilos distintos e opostos, por exemplo Extroversão versus Introversão.
Para determinar seu tipo de personalidade, você primeiro determina sua preferência em cada uma das quatro dicotomias:
Extroversão vs. Introversão
A dicotomia Extroversão / Introversão descreve como uma pessoa obtém sua energia.
Os introvertidos são energizados passando um tempo silencioso sozinhos ou com um pequeno grupo. Eles tendem a ser mais reservados e atenciosos.
Os extrovertidos são energizados ao passar tempo com as pessoas e em um ambiente ocupado e ativo. Eles tendem a ser mais expressivos e francos.
Sensação vs. Intuição
A dicotomia Sensação / Intuição descreve como uma pessoa recebe informações.
Os sensitivos se concentram nos cinco sentidos e estão interessados em informações que possam ver, ouvir, sentir e assim por diante. Eles tendem a ser alunos práticos e geralmente são descritos como “práticos”.
Os intuitivos concentram-se em um nível de pensamento mais abstrato; eles estão mais interessados em teorias, padrões e explicações. Eles geralmente se preocupam mais com o futuro do que com o presente e são descritos como “criativos”.
Pensamento vs. Sentimento
A dicotomia Pensamento / Sentimento descreve como uma pessoa toma decisões.
Os pensadores tendem a tomar decisões com suas cabeças; eles estão interessados em encontrar a escolha mais lógica e razoável.
Os tipos sentimento tendem a tomar decisões com o coração; eles estão interessados em como uma decisão afetará as pessoas e se ela se encaixa nos seus valores.
Julgamento vs. Percepção
A dicotomia Julgamento / Percepção descreve como uma pessoa organiza seu mundo.
Os tipos julgamento apreciam a estrutura e a ordem; eles gostam de coisas planejadas e não gostam de mudanças de última hora.
Os tipos percepção apreciam flexibilidade e espontaneidade; eles gostam de deixar as coisas em aberto para que possam mudar de ideia.
Depois de determinar qual estilo você prefere para cada uma das quatro dicotomias, você pode descobrir seu código de tipo de quatro letras. No sistema de Myers e Briggs, as quatro letras de um tipo de personalidade são as primeiras iniciais de cada uma de suas preferências. Por exemplo, alguém com preferência por extroversão, intuição, sentimento e julgamento teria o tipo “ENTJ”. Uma preferência pela intuição é representada com a letra “N”, para evitar confusão com a introversão.
Existem dezesseis combinações possíveis de preferências, formando 16 tipos de personalidade total.
Os 16 tipos de personalidade do instrumento Myers-Briggs Type Indicator® são listados aqui, pois geralmente são mostrados no que é chamado de “tabela de tipos”.
Ao clicar no nome de cada tipo, você irá para uma página com as características de cada um deles.
Introversão – Sensação – Pensamento – Julgamento
Silenciosamente sistemático. Factual, Organizado. Lógico. Detalhista. Consciencioso. Analítico. Responsável, Pragmático. Crítico. Conservador. Decisivo. Estável. Concreto. Eficiente.
Introversão – Sensação – Sentimento – Julgamento
Silenciosamente caloroso. Factual. Irradia simpatia. Confiável. Detalhista. Organizado. Meticuloso, Consciencioso. Sistemático. Cauteloso. Realista. Atencioso. Prático. Firme. Solidário.
Introversão – Intuição – Sentimento – Julgamento
Orientado por visão e significado. Silenciosamente Intenso. Perspicaz. Criativo. Sensível. Busca harmonia, crescimento. Adora linguagens, símbolos. Perseverante. Inspirador.
Introversão – Intuição – Pensamento – Julgamento
Orientado por visão. Silenciosamente inovador. Perspicaz. Conceitual. Lógico. Busca compreender. Exigente. Decidido. Independente. Determinado. Busca a competência, aprimoramento.
Introversão – Sensação – Pensamento – Percepção
Lógico. Silenciosamente analítico. Prático. Adaptável. Curioso. Descontraído. Observador. Solucionador de problemas. Preciso. Realista. Mão-na-massa. Aprecia a variedade. Aventureiro. Independente.
Introversão – Sensação – Sentimento – Percepção
Amável. Silenciosamente atencioso. Compassivo. Adaptável. Modesto. Esteta. Idealista. Observador. Leal. Prestativo. Realista. Paciente com detalhes. Espontâneo. Alegria em ação.
Introversão – Intuição – Sentimento – Percepção
Sentido intenso de valor. Silenciosamente bondoso. Compassivo. Busca significado, harmonia. Idealista. Auxiliares empáticos. Inquisitivos. Apreciam ideias, línguas e escrita. Independente. Adaptável.
Introversão – Intuição – Pensamento – Percepção
Lógico. Conceitual. Analítico. Objetivo. Crítico. Imparcial. Engenhoso. Intelectualmente curioso. Ama ideias. Complexo. Busca a compreensão. Questionador. Adaptável. Independente.
Extroversão – Sensação – Pensamento – Percepção
Buscador de emoções. Ativo. Pragmático. Direto. Flexível. Atento. Concreto. Realista. Adaptável. Eficiente. Solucionador de problemas. Espontâneo. Aventureiro. Empírico.
Extroversão – Sensação – Sentimento – Percepção
Enérgico. Sociável. Prático. Amistoso. Atencioso. Expressivo. Aberto. Entusiasmado. Buscador de sensações. Espontâneo. Engenhoso. Adaptável. Atento. Mão-na-massa. Generoso. Divertido.
Extroversão – Intuição – Sentimento – Percepção
Entusiasmado. Imaginativo. Enérgico. Criativo. Caloroso. Orientado para o futuro. Individualista. Perspicaz. Bondoso. Otimista. Focado em possibilidades. Aberto. Busca por novidades. Espontâneo. Brincalhão.
Extroversão – Intuição – Pensamento – Percepção
Enérgico. Inventivo. Entusiasmado. Abstrato. Lógico. Teórico. Analítico. Complexo. Engenhoso. Verbal. Busca por novidades. Orientado para mudanças. Global. Independente. Adaptável.
Extroversão – Sensação – Pensamento – Julgamento
Organizador ativo. Lógico. Assertivo. Guiado por fatos. Decisivo. Prático. Orientado a resultados. Analítico. Sistemático. Concreto. Exigente. Responsável. Pro-ativo. Sagaz.
Extroversão – Sensação – Sentimento – Julgamento
Ativamente sociável, Caloroso. Harmonizador. Bondoso. Entusiasmado. Empático. Orientado para pessoas. Prático. Responsável. Concreto. Ordenado. Consciencioso. Cooperativo. Responsivo. Leal.
Extroversão – Intuição – Sentimento – Julgamento
Ativamente sociável, Entusiasmado. Harmonizador. Expressivo. Caloroso. Idealista. Empático. Orientado a possibilidades. Perspicaz. Cooperativo. Imaginativo. Consciencioso. Apreciativo. Delicado.
Extroversão – Intuição – Pensamento – Julgamento
Organizador nato. Focado na visão. Planejador. Decisivo. Iniciador. Conceitual. Estrategista. Sistemático. Assertivo. Exigente. Lógico. Organizado. Busca aprimoramento e realização.
As tabelas de tipos também podem ser usadas para reunir e facilitar a análise de informações sobre equipes ou grupos específicos de pessoas.
Cada tipo é igualmente válido
O sistema Myers e Briggs considera cada um dos 16 tipos psicológicos igualmente válidos. Nenhum tipo é melhor que outro e o tipo, por si só, não prevê sucesso ou fracasso. Qualquer tipo pode fazer qualquer trabalho, por exemplo. No entanto, algumas carreiras se sentirão mais confortáveis para indivíduos com determinadas preferências.
Não é preditor de comportamento
A própria avaliação do MBTI® é uma medida de autorrelato, baseando-se na suposição de que cada pessoa se conhece melhor. Não há respostas certas e erradas, aprovação / reprovação e nem marca de referência contra normas. O MBTI® não avalia inteligência, aptidão, habilidade ou normalidade. O objetivo não é estereotipar ou marcar alguém, mas oferecer uma experiência típica para cada tipo – como alguém trabalha e por que os outros são diferentes. Não prevê como alguém se comportará.
Fonte:
The Myers & Briggs Foundation. (2014). MBTI® Basics. from https://www.myersbriggs.org/my-mbti-personality-type/mbti-basics/
SOBRE A AUTORA
Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. Sou uma INFJ idealista apaixonada por desenvolver potencial nas pessoas. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.