O que significa ser um tipo de personalidade INTP

Entenda como é ser o tipo de personalidade INTP do Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®). O tipo criativo e racional. Inovador, imaginativo, lógico e cético.

O tipo de personalidade INTP em resumo

Os INTPs abordam a vida com o desejo de compreender os princípios subjacentes a tudo que os rodeia. Eles não estão tão interessados ​​nas realidades do nível da superfície – eles querem conhecer os sistemas e componentes essenciais que fazem tudo funcionar. Eles são atraídos por teorias e modelos complexos e elegantes que eles podem mergulhar e explorar em profundidade. Teorizar, analisar e aprender são atividades que lhes trazem energia e emoção. Quando apresentados a novas informações, esses tipos desejam explorá-las e eliminar quaisquer imprecisões ou inconsistências lógicas que dificultem a verdade. Mais do que tudo, o INTP busca a verdade, a precisão e a clareza de pensamento. Eles não têm medo de questionar normas ou regras sociais em um esforço para viver uma vida honesta e baseada em seus princípios internos.

Os INTPs têm muitos talentos – eles são os inventores, artistas, engenheiros, escritores e solucionadores de problemas do mundo. Eles acreditam na geração de ideias que promoverão a tecnologia ou a compreensão humana. Imaginativos e conceituais, eles gostam de mexer com ideias e objetos para transformar o mundo ao seu redor e fazer novas descobertas.

Força motriz. analisar, categorizar e avaliar as informações para entender como tudo funciona e está conectado.

Força suplementar. explorar alternativas, gerar ideias e descobrir significados e interconexões ocultos.

Fraquezas: podem estar tão focados na lógica de algo que perdem de vista os impactos humanos de suas decisões. Pode ser excessivamente crítico para uma falha ou fora de contato com as necessidades de outras pessoas.

Estressores: socialização excessiva, regras e estruturas rígidas, estar em situações emocionalmente turbulentas, restrições à criatividade, ter que fazer as coisas “de acordo com as instruções”.

O significado do código de quatro letras (em suma)

I = Introversão. Os INTPs se concentram para dentro antes de responder ao mundo exterior. Eles ganham energia a partir do momento em que podem refletir sobre seus próprios pensamentos.

N = Intuição. Os INTPs preferem focar em possibilidades e ideias abstratas, em vez de dados concretos. Eles preferem imaginar o que poderia ser, em vez de insistir no que “é”.

T = Pensamento. Os INTPs analisam o mundo da lógica, prós e contras, ou causa e efeito, quando tomam uma decisão.

P = Percepção. Os INTPs gostam de ter muitas opções e tendem a ser adaptáveis e flexíveis. Eles gostam de misturar trabalho com diversão e desfrutar de uma abordagem exploratória da vida.

Alegados INTPs famosos: Albert Einstein, Charles Darwin, Immanuel Kant, Marie Curie, Hannah Arendt, John Locke, Adam Smith, Larry Page, Sergey Brin, Jesse Eisenberg, Charlotte Gainsbourg, Richard Ayoade, Randall Munroe.

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Visão geral do INTP

Uma das qualidades mais definidoras do INTP é o seu talento em extirpar a verdade e apreender e descartar inconsistências lógicas. Sem medo de um desafio intelectual, eles são energizados olhando para um problema de vários ângulos para encontrar soluções e estratégias eficazes. Eles gostam de desmontar ideias e objetos para entender sua construção – quando crianças, muitas vezes se vêem cercados por enciclopédias, brinquedos desconstruídos e experimentos científicos – qualquer coisa que possa ajudá-los a entender a composição essencial das coisas. Eles gostam de preencher lacunas em seu banco de conhecimentos e organizar seu mundo interior para que cada assunto que eles explorem tenha um lugar em sua mente. Menos focados em organizar o mundo fora de si mesmos, eles gostam de organizar seu mapa mental – criando um plano mental de como tudo funciona e está conectado.

Os INTPs também são pessoas de imaginação e criatividade. Eles gostam de explorar uma infinidade de possibilidades e alternativas. Naturalmente orientados para o panorama geral, eles gostam de sair de uma situação para ver seus diferentes contextos e significados. Eles podem gerar rapidamente hipóteses que ajudam a desvendar o que realmente está acontecendo em uma situação. No seu dia-a-dia, eles tendem a trabalhar em rajadas de inspiração, seguindo suas mentes por muitas trilhas diferentes de pensamento. Experimentar e inovar é altamente atraente para eles – tanto que eles tendem a fazer uma careta quando precisam fazer as coisas “de acordo com as instruções” ou seguir um conjunto de regras pré-ordenadas muito específicas.

Nas carreiras, os INTPs premiam variedade, originalidade, criatividade e liberdade. Eles gostam de ter seu próprio espaço e gostam de trabalhar com pessoas competentes e de mente aberta. Eles não têm medo de ter um emprego de maior risco, se isso significa que eles podem ganhar mais dinheiro. A oportunidade de ter independência e conseguir coisas por conta própria é extremamente importante para eles. De fato, trabalhar em equipes ou grupos tende a colocá-los no limite porque valorizam muito sua autonomia. Eles mostram tendências ocupacionais nos campos científico e técnico.

INTPs no seu melhor:

Na melhor das hipóteses, os INTPs são solucionadores de problemas e conceituadores altamente independentes. Eles são hábeis em ver um problema de vários ângulos e fazer as perguntas difíceis que outras pessoas evitam. Eles desafiam a si mesmos e aos outros a pensar objetivamente e a encontrar novas e melhores soluções para os problemas. De mente aberta e criativa, eles gostam de aprender com uma variedade de pessoas – mesmo pessoas que são seus opostos em termos de preferências de tipo. Eles adoram teorizar e discutir abstrações e são rápidos em ver significados e conexões ocultos que podem ser úteis para entender uma situação mais profundamente.

Na sua forma mais saudável, os INTPs sabem que têm fraquezas nas áreas de percepção e sentimento. Eles gostam de pedir conselhos a pessoas com preferências sensoriais e sentimentais, para que possam completar suas habilidades e pontos fortes e estar cientes de quaisquer lacunas em seus pensamentos. Eles são mais conscientes dos outros, mais conscientes de suas próprias necessidades de saúde e são capazes de tirar suas ideias de suas mentes e para o mundo real com criatividade engenhosa.

INTPs médios:

Em um nível médio, os INTPs são lógicos, críticos e mentalmente rápidos. Eles têm curiosidade sobre ideias, teorias e pessoas e gostam de expandir sua visão de como o mundo opera. Nesse nível, eles podem se esforçar para entender as nuances emocionais das pessoas ao seu redor e podem, involuntariamente, ofender as pessoas com suas críticas e tendência a ver falhas. Embora de mente aberta e curiosa, eles também podem hesitar em progredir em um objetivo. Por serem tão atraídos por explorar mais e mais possibilidades, talvez não desejem desligar as opções para se concentrar em uma coisa e concluí-la.

INTPs não saudáveis:

INTPs não saudáveis tendem a criar estratégias para lidar com a vida. Nessas fases, eles tendem a reprimir suas emoções, considerando-as irrelevantes. Eles geralmente são excessivamente cínicos e negativos, colocando sarcasticamente quaisquer ideias que tenham inconsistências lógicas ou falhas percebidas. É importante que eles racionalizem tudo o que acontece ao seu redor, mesmo situações impossíveis de racionalizar. Eles se tornarão cada vez mais reclusos, decidindo que, se afastarem os outros de suas vidas, poderão evitar parecer incompetentes ou lidar com lutas pelo poder. Eles podem se fixar em acertar todos os detalhes de suas vidas, o que pode fazê-los parecer mais com tipos de personalidade sensorial introvertido (SJ).

Recomendações de crescimento pessoal para INTPs:

  • Certifique-se de ter tempo para si mesmo todos os dias para pensar, refletir e se aprofundar nos seus interesses. Mas não exagere! Traga suas ideias para o mundo, faça brainstorm com outras pessoas, escreva sobre elas ou vá a exposições, museus de arte etc. para obter mais inspiração.
  • Pense em algo que o incomoda há um tempo. Decida agir e lidar com o problema.
  • Tire um tempo para se verificar todos os dias. Como você está se sentindo fisicamente? Como você pode cuidar das necessidades do seu corpo? Tente agendar alertas em seu telefone para beber água suficiente. Coma alimentos que melhorem sua concentração e foco.
  • Dedique algum tempo todos os dias, mesmo que sejam apenas alguns minutos, para reconhecer os amigos e familiares leais em sua vida. Envie a eles um texto informando que você está pensando neles, compre um café a caminho do trabalho, pergunte se eles precisam de ajuda com algo, etc.

Foto de EPhoto by Nguyễn Tuấn Anh no Unsplash

Traduzido e adaptado de: What it Means to be an INTP Personality Type

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Além da Introversão

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Você pode também gostar!