Introvertidamente

Parte 1 – Curso Autoestima na Prática

Introdução

Como você enxerga a si mesmo?

Será que você tem baixa autoestima?

Descobrindo se tenho baixa autoestima

Atividade prática

O que é autoestima?

Como seres humanos, tendemos a colocar um valor ou uma medida de valor para nós mesmos ou aspectos de nós mesmos. Assim, a autoestima geralmente se refere a como vemos e pensamos sobre nós mesmos e o valor que colocamos em nós mesmos como pessoa. Se o valor que colocamos em nós mesmos é muitas vezes negativo, é quando nos deparamos com problemas de autoestima.

Você já esteve insatisfeito ou infeliz consigo mesmo no todo? Você já pensou que é fraco, estúpido, não bom o suficiente, defeituoso de alguma forma, inferior a outras pessoas, inútil, sem valor, pouco atraente, feio, não amável, um perdedor ou um fracasso? Todo mundo usa essas palavras em si mesmas às vezes, geralmente quando eles experimentam um desafio ou uma situação estressante. No entanto, se você costuma pensar em si mesmo nestes termos, então você pode ter um problema com baixa autoestima.

A baixa autoestima é geralmente opinião global negativa de si mesmo, julgando ou avaliando a si mesmo negativamente, e colocando um valor negativo geral em si mesmo como pessoa.

O impacto da baixa autoestima

· Autocrítica frequente. Uma pessoa com baixa autoestima provavelmente diz muitas coisas negativas sobre si mesma. Ela pode criticar a si mesma, suas ações e habilidades ou fazer piada sobre si mesma de uma forma muito negativa. Ela pode se colocar para baixo, duvidar de si mesma, e se culpar quando as coisas dão errado.

· Ignorar as qualidades positivas. Quando elogios são feitos a eles, eles podem deixar esses comentários de lado ou dizer que “foi tudo sorte” ou “não foi grande coisa”. Em vez disso, eles podem se concentrar no que não fizeram ou erros que cometeram.

· Emoções Negativas. Uma pessoa com baixa autoestima pode muitas vezes se sentir triste, deprimida, ansiosa, culpada, envergonhada, frustrada e zangada.

· Impacto no trabalho / estudo. Uma pessoa com baixa autoestima pode consistentemente alcançar menos do que é capaz porque ela acredita que é menos capaz do que os outros. Ela pode evitar desafios e oportunidades por medo de não ir bem. Ela pode trabalhar muito duro e se esforçar para fazer mais porque acredita que precisa compensar ou encobrir sua falta de habilidade. Ela pode achar difícil de acreditar que bons resultados são devido às suas próprias habilidades ou qualidades positivas.

· Problemas de relacionamento. Em seus relacionamentos pessoais, pessoas com baixa autoestima podem se tornar chateadas ou angustiadas por qualquer crítica ou desaprovação, se rebaixarem para agradar aos outros, serem extremamente tímidas ou autoconscientes, ou mesmo evitar ou retirar-se de intimidades ou contato social. Elas também podem ser menos propensas a se defender ou se proteger de serem intimidadas, criticadas ou abusadas por parceiros ou familiares. Por outro lado, elas podem ser excessivamente agressivas em suas interações com outros.

· Recreação e Lazer. Pessoas com baixa autoestima podem não se envolver em muitas atividades lazer ou diversão, pois elas podem acreditar que não merecem qualquer prazer ou diversão. Elas também podem evitar atividades onde poderiam ser julgadas ou avaliadas de alguma forma, tais como esportes competitivos, dança, aulas de arte / artesanato ou participar em qualquer tipo de competição ou exposição.

· Autocuidado Pessoal. Pessoas que não se valorizam podem beber quantidades excessivas de álcool ou abusarem de drogas. Elas podem não se incomodar em se vestir bem, usar roupas limpas, pentear o cabelo ou comprar roupas novas. Por outro lado, elas podem tentar esconder qualquer inadequação por não se permitirem ser vistas por outros, a menos que pareçam absolutamente perfeitos.

Causa ou efeito?

É importante saber que a baixa autoestima é um problema comum para muitas pessoas em nossa sociedade – assim você não está sozinho. Baixa autoestima pode ocorrer como parte de um problema atual (como depressão) ou como resultado de outros problemas (como doença crônica, problemas de relacionamento) ou pode ser um problema em si. De qualquer forma, a boa notícia é que você pode dar passos na direção desenvolver uma autoestima mais saudável.

Lições do Curso

  • Parte 2

    De que forma nossas autoavaliações negativas afetam a nossa autoestima?

  • Parte 3

    O que é o autoconceito e como melhoramos o nosso?

  • Parte 4

    O que é autoaceitação e como ela pode beneficiar a nossa autoestima?

Gostou do conteúdo do nosso curso?

Clique no botão abaixo e conheça a versão completa desse curso na Udemy!

Vamos adorar ouvir você. Dúvidas, críticas e sugestões, por favor envie-nos através deste formulário!