AS FUNÇÕES DO TIPO PSICOLÓGICO MYERS-BRIGGS®
As letras ocultas no tipo de personalidade Myers-Briggs® (MBTI®)
As letras ocultas no tipo de personalidade Myers-Briggs® (MBTI®)
O modelo Myers-Briggs Type Indicator (MBTI) é uma ferramenta amplamente utilizada para explorar e compreender as diferenças individuais na forma como pensamos, sentimos e nos comportamos. Baseado nas teorias psicológicas de Carl Gustav Jung, o MBTI organiza os tipos psicológicos em 16 perfis distintos, que combinam preferências em quatro dimensões: Extroversão (E) ou Introversão (I), Sensação (S) ou Intuição (N), Pensamento (T) ou Sentimento (F), e Julgamento (J) ou Percepção (P).
Cada tipo psicológico possui uma combinação única dessas funções, organizadas de forma hierárquica. A função dominante é a mais natural e frequentemente usada, enquanto a função auxiliar oferece equilíbrio. As funções terciária e inferior, por outro lado, tendem a ser menos desenvolvidas e podem apresentar desafios.
Você deve se lembrar que Extroversão e Introversão são as duas maneiras diferentes com que interagimos com o mundo, e que Julgamento e Percepção são as duas maneiras diferentes que preferimos construir nossas vidas.
Essas quatro preferências se refletem na primeira e na última letras do seu tipo de personalidade. Nós nos referimos a eles como as atitudes.
Você também se lembrará de que Sensação e Intuição são as duas maneiras diferentes de receber informações, e que Pensamento e Sentimento são as duas maneiras diferentes de tomar decisões. Essas quatro preferências são refletidas nas duas letras do meio de seu tipo de personalidade. Nós nos referimos a eles como funções. As funções são o núcleo do Tipo e aqui mostraremos por quê.
Cada tipo de personalidade usa quatro funções que compreendem sua stack funcional. Essa funções estão ordenadas de acordo com o seu grau relativo à sua força e desenvolvimento, assim como sua disponibilidade para o emprego consciente. A função mais mais desenvolvida e consciente é chamada de “função dominante”, que é seguida pela auxiliar, terciária, e função inferior respectivamente.
A função dominante representa o núcleo de força e características definidoras de cada tipo. Quando absorvidos em uma atividade que engaja completamente a nossa função dominante, nós tendemos a nos sentir alertas e vivos, sentindo que estamos fazendo aquilo que “nascemos para fazer”. A função auxiliar, que também pode ser útil é rapidamente desenvolvida, pode ser vista como o co-piloto ou ajudante da dominante.
Caindo em direção ao fundo da stack funcional, a função terciária e inferior são menos conscientes e desenvolvidas do que as duas funções do topo. Por menor que seja sua presença consciente, as funções menos conscientes não podem ser ignoradas, pois a função inferior, por sua vez, possui um papel proeminente na dinâmica de cada tipo de personalidade.
Função Dominante: “O Condutor”, a ferramenta de assinatura e força do tipo de personalidade.
Função Auxiliar: “O Ajudante”, assistente da função dominante.
Função Terciária: “O Adolescente”, relativamente inconsciente e não desenvolvida.
Função Inferior: “A Criança”, a menos consciente e desenvolvidas das quatro funções.
Aqui está a stack funcional do tipo INTP usada como exemplo:
Função Dominante: Pensamento Introvertido(Ti)
Função Auxiliar: Intuição Extrovertida (Ne)
Função Terciária: Sensação Introvertida (Si)
Função Inferior: Sentimento Extrovertido (Fe)
Considerando a stack funcional do tipo INTP, você deve ter notado algo curioso. Nomeadamente, INTPs( e todos os outros tipos para esse efeito) usa as funções de Pensamento, Sentimento, Sensação e Intuição. Isso pode parecer meio confuso no início, uma vez que não há indicação da Sensação(S), ou Sentimento(F) na suas preferências I, N, T, e P. Se você olhar cuidadosamente, entretanto, você notará que as funções S e F estão situadas abaixo das suas funções N e T. Isso nos diz que INTPs preferem usar T e N(Ti e Ne especificamente) mais do que que S(por exemplo, Si) ou F (por exemplo, Fe).
Cada tipo de personalidade tem o que é chamado de “hierarquia de funções”. Essa hierarquia classifica suas funções da mais forte à mais fraca. Embora você cresça, mude e desenvolva suas habilidades ao longo do tempo, sua hierarquia de funções permanece a mesma por toda a vida.
A hierarquia de funções não classifica todas as suas preferências (as letras do seu tipo de personalidade). Diz respeito apenas às funções (as duas letras do meio de seu tipo de personalidade).
Uma vez que todos usam todas as quatro funções até certo ponto, a hierarquia de funções inclui as funções que você usa com mais frequência (as preferências que se refletem nas letras do seu tipo de personalidade) e as funções que você usa com menos frequência (as letras que não aparecem no seu tipo de personalidade).
Para cada tipo de personalidade, há uma função que é a característica mais importante desse tipo – o capitão do navio, por assim dizer. Chamamos isso de Função Dominante. Qualquer uma das quatro funções (percepção, intuição, pensamento ou sentimento) pode ser dominante, mas para cada tipo de personalidade existe apenas uma função dominante e ela sempre permanece a mesma.
A próxima função na hierarquia – a segunda em comando – é chamada de Função Auxiliar. Novamente, há apenas uma função auxiliar para cada tipo de personalidade e ela nunca muda. As funções dominantes e auxiliares sempre se referem a como você recebe informações (Sensação ou Intuição) e como você toma decisões (Pensando ou Sentindo).
Uma vez que todos precisam usar esses dois processos, as funções dominante e auxiliar nunca se referem ao mesmo processo. Se o seu dominante é uma função de coleta de informações, então o seu auxiliar é uma função de tomada de decisão e vice-versa.
A terceira função na hierarquia de funções é sempre o oposto de sua função auxiliar.
A quarta função em sua hierarquia de funções é sempre o oposto de sua função dominante. De certa forma, é uma vítima de sua função dominante. Visto que sua função dominante é a preferência mais poderosa em sua personalidade, conclui-se que o oposto dessa preferência deve ser seu ponto mais fraco. A quarta função é às vezes chamada de Função Inferior – com bons motivos!
Abaixo está a hierarquia de funções dos dezesseis tipos Myers-Briggs.
Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!
Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.