Os ESFJs gostam de colocar suas habilidades interpessoais para trabalhar para organizar pessoas e processos. Eles estão sintonizados com as necessidades dos outros e procuram criar uma estrutura para prover as pessoas. Os ESFJs geralmente preferem trabalhos que lhes permitam ajudar as pessoas de maneira prática e observável.
Os ESFJs desfrutam de um trabalho que lhes permita acompanhar e ver resultados, e preferem um alto grau de estrutura e organização. Eles se satisfazem ao concluir tarefas com atenção à ordem e aos detalhes. Um trabalho ideal para um ESFJ requer atenção ao procedimento e às especificações e permite que o ESFJ trabalhe metodicamente para organizar pessoas e processos.
As carreiras dos ESFJs geralmente se inclinam para aquelas que servem à humanidade: enfermagem, ensino em escolas públicas, clero e psicologia. Vendas e outros empregos voltados ao serviço público também têm apelo particular. Tarefas mais impessoais (relacionadas a computadores, por exemplo, ou escrituração contábil) e trabalhos que exigem teoria e especulação (como ensino universitário, consultoria e, principalmente, intermediação de investimentos) podem ser particularmente estressantes para um ESFJ.