No trabalho, o ESFP quer ser prático e no meio da ação. Os ESFPs preferem um ambiente de trabalho social ativo, onde eles são livres para serem espontâneos e se divertirem, com colegas de trabalho que são amigáveis, descontraídos e entusiasmados.
Os ESFPs são pragmáticos, realistas e sintonizados com as necessidades de outros. Eles geralmente escolhem um trabalho que lhes permita prestar serviço às pessoas e onde podem ver resultados reais e tangíveis por seus esforços. Eles são talentosos na solução de problemas práticos, centrados nas pessoas, e podem usar essa habilidade para ajudar outras pessoas.
Os ESFPs são profundamente sintonizados em seus sentidos e geralmente têm uma veia artística. Eles podem escolher carreiras que envolvam sua natureza sensual através de alimentos, têxteis, arte ou música. Os ESFPs geralmente querem uma carreira que lhes permita se deslocar e geralmente preferem um ambiente de trabalho que seja esteticamente agradável.
Os ESFPs são estressados por regras estritas ou burocracia excessiva no trabalho e desejam flexibilidade para lidar com as situações à medida que elas surgem. Eles geralmente se concentram nas demandas do momento atual e geralmente não gostam de trabalhar em projetos de longo prazo, preferindo trabalhos com resultados imediatos e tangíveis.