6 desafios que os introvertidos poderão relatar
Existem alguns desafios que os introvertidos podem enfrentar no seu dia-a-dia. Ter que fazer um discurso de última hora pode ser um deles.
Existem alguns desafios que os introvertidos podem enfrentar no seu dia-a-dia. Por exemplo, visitas não anunciadas, fazer discurso sem se preparar, uma estranho insistindo em puxar assunto no transporte público … No entanto, é importante observar que essas preferências podem variar de pessoa para pessoa e nem todos os introvertidos terão as mesmas experiências ou aversões.
1. Exercícios quebra-gelo nos trabalho em equipe
Se você é um introvertido, os trabalhos em equipe são o seu pequeno pesadelo. Ainda mais se for um trabalho em uma equipe nova onde você precisará se encher de um falso entusiasmo nas atividades de quebra-gelo. Introvertidos geralmente preferem atividades mais tranquilas e menos estimulantes, como trabalhar sozinhos ou em pequenos grupos, pois são mais confortáveis com menos interação social. Por outro lado, os exercícios de equipe envolvem muita interação e cooperação com outras pessoas, o que pode ser estressante e esgotante para os introvertidos. No entanto, alguns introvertidos podem desfrutar de atividades em equipe se estiverem confortáveis e confiantes em sua capacidade de participar e se comunicar com os outros membros do grupo.
2. Alguém aparecer na sua casa sem avisar
Imagina estar em casa tendo o seu precioso tempo sozinho e então você ouve a campainha tocar. Ao abrir a porta e lhe surge um conhecido antigo que estava “de passagem” e resolveu dar um pulinho para dar lhe um oi rápido. Claro que você pode até ficar contente pela consideração do amigo e feliz por revê-lo, mas você definitivamente não está na vibe. Assim sendo, você iria preferir programar a sua agenda com antecedência, para se preparar e controlar sua estimulação social. Visitas não anunciadas podem ser estressantes para você, pois interrompem seu tempo de sozinho e podem exceder seus limites de estimulação social. Além disso, visitas inesperadas podem ser percebidas como uma invasão de privacidade ou uma falta de consideração pelo seu tempo e espaço pessoal.
3. Festas de aniversário surpresa
Festas de aniversário surpresa são o pior pesadelo para um introvertido. Imagina chegar no escritório já estressado imaginando a pilha de trabalho que lhe aguarda e ser surpreendido com uma pessoas cantando “parabéns pra você … “! Isto significa uma overdose de estimulação e também significa uma interrupção na sua agenda para aquele momento. Entretanto, não dá para ignorar o carinho das pessoas que trabalharam para lhe proporcionar tamanho afeto, mas você certamente iria preferir que lhe avisassem com alguma antecedência.
4. Entrevistas de emprego
Acima de tudo, os introvertidos podem ser brilhantes e a maioria deles pode ir bem em todas as entrevistas, mas algo sobre estar em uma sala com um estranho fazendo perguntas intimidadoras simplesmente não é o lugar mais aprazível para um introvertido. Assim sendo, entrevistas de emprego são uma situação estressante para muitas pessoas, e especialmente para os introvertidos pois eles podem sentir ansiedade em situações sociais. Some-se a isso tudo: pouco tempo para pensar, ter que performar sob pressão, estar no centro das atenções sendo escrutinado por pessoas desconhecidas e está pronta a receita de pesadelo perfeito para um introvertido.
5. Um estranho tentando puxar papo
Você está no transporte público e o vizinho sentado ao lado insiste em querer puxar assunto. Isso significa que você não tem saída, e também não quer parecer rude. A princípio, introvertidos podem encontrar conversas desse tipo desgastantes ou sem propósito, especialmente se exigirem muito esforço de sua parte para se manterem interessados ou para manter a conversa. Além disso, conversas fiadas com estranhos podem exceder seus limites de estimulação social, fazendo com que se sintam sobrecarregados.
6. Ser solicitado para fazer um discurso de última hora
Você foi surpreendido com o pedido para falar algo para um grupo de colegas. Isso é um verdadeiro filme de terror! Sobretudo, os introvertidos podem não gostar de estar no centro das atenções, uma vez que isso pode colocá-los em uma situação onde se espera que eles atuem ou falem espontaneamente sem muita preparação ou tempo para pensar. Além disso, os introvertidos podem preferir observar e refletir antes de falar ou agir, o que nem sempre é possível quando é solicitado a fazer isso de repente.
Então, com qual destes desafios você se identifica? Gostaria de acrescentar mais algum? Deixe aqui nos comentários.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.