8 questões que você deve fazer nas suas reflexões de final de ano

As reflexões de final de ano para introvertidos devem incluir questões que contemplem também as suas preferências e necessidades pessoais.

Os introvertidos necessitam de perguntas específicas para as suas reflexões de final de ano? As reflexões de final de ano para introvertidos devem incluir questões que contemplem também as suas preferências e necessidades pessoais.

O final do ano é o momento de comemoração e é também de autorreflexão. É o momento de fazermos o balanço do ano que passou e onde também nos sentimos ansiosos por um novo começo. Assim sendo, vamos refletir e refletir sobre o que deu e o que não deu certo, e pensar sobre o que fazer diferente no ano que começa. Vamos descobrir o que queremos melhorar e definir as resoluções de Ano Novo e as metas a serem alcançadas no ano seguinte.

Um introvertido, como qualquer pessoa, pode usar e se beneficiar de quaisquer tipos de questões nas reflexões de fim de ano. Entretanto, é possível que algumas preferências e necessidades suas possam ter sido negligenciadas no decorrer do último. Assim sendo, você precisa mais do que tudo saber como refletir e sobre o que refletir, de maneira que possa obter as respostas adequadas para o planejamento das ações futuras.

Mas já somos reflexivos, isso não é suficiente?

Como introvertidos, o fato de sermos mais focados internamente cria um estereótipo comum de que nós somos mais propensos a nos envolver em autorreflexão. Contudo, isso não é necessariamente verdade.

A autorreflexão é o processo de pensar e examinar os próprios pensamentos, sentimentos e comportamentos. E é essa habilidade que, juntamente com a introspecção e a atenção plena, faz parte de um conceito de Inteligência Emocional mais amplo, a autoconsciência.

A autoconsciência por si é não apenas a capacidade de refletir sobre suas experiências e comportamentos, mas também a capacidade de entender e regular suas emoções e tomar decisões informadas com base em seus valores e objetivos.

O que eu ganho com isso?

Assim sendo, a autorreflexão pode ser uma maneira útil para que nós introvertidos possamos processar nossas experiências e nos entender melhor. Também pode ser uma maneira de identificar áreas para crescimento e desenvolvimento pessoal. Entre os principais benefícios estão:

  • Maior autoconsciência: a reflexão permite que você dê um passo para trás e pense sobre o que realizou e aprendeu no ano passado. Isso pode ajudá-lo a obter uma compreensão mais profunda de seus pontos fortes, fracos e preferências, o que, por sua vez, pode levar a uma maior autoconsciência.
  • Autocuidado aprimorado: ao refletir sobre os desafios e contratempos que você enfrentou no ano passado, você pode identificar áreas do seu próprio bem-estar que podem ter sido negligenciadas. Isso pode ajudá-lo a tornar o autocuidado uma prioridade no próximo ano.
  • Clareza nas metas e prioridades: a reflexão pode ajudá-lo a esclarecer suas metas e prioridades para o próximo ano. Isso pode ajudá-lo a concentrar sua energia(tão preciosa) e esforços no que é mais importante para você.
  • Habilidades aprimoradas de resolução de problemas: refletir sobre os desafios e contratempos do passado pode ajudá-lo a identificar padrões ou comportamentos que podem estar impedindo você. Ao examinar esses padrões, você pode desenvolver novas estratégias para lidar com problemas e desafios no futuro.
  • Aumento da autocompaixão: a reflexão pode ajudá-lo a ser mais gentil e compassivo consigo mesmo, o que, por sua vez, pode aumentar sua autoestima e bem-estar geral.

Como refletir

Ao fazer a sua autorreflexão:

  1. Encontre um lugar tranquilo e se concentre por cerca de 30 minutos.
  2. Aborde esse processo com uma mentalidade aberta e honesta.
  3. Seja gentil e compassivo consigo mesmo ao refletir sobre seus sucessos e áreas de melhoria.

Sobre o que refletir

Aqui estão algumas perguntas que você como um introvertido pode querer considerar para refletir sobre o ano que agora se encerra e identificar áreas de melhoria no próximo ano:

  1. Quais foram minhas realizações e sucessos no ano passado?
  2. Quais foram alguns desafios ou contratempos que enfrentei no ano passado e como lidei com eles?
  3. O que aprendi sobre mim e meus pontos fortes no ano passado?
  4. Quais são algumas áreas em que eu gostaria de crescer ou desenvolver no próximo ano?
  5. Como posso cuidar melhor do meu bem-estar mental e emocional no próximo ano?
  6. Quais são alguns dos novos objetivos ou aspirações que quero perseguir no próximo ano?
  7. Como posso criar mais equilíbrio e autocuidado em minha vida no próximo ano?
  8. Como posso comunicar melhor minhas necessidades e limites com outras pessoas no próximo ano?

Estas questões não apenas lhe ajudarão a avaliar de forma precisa como foram os seus resultados no que passou, mas principalmente o ajudará a identificar etapas específicas que você pode seguir para crescer e melhorar no próximo ano.

Introvertidos

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

Você pode também gostar!