Quero falar no grupo, mas acho que minha opinião é sem importância
Quando a ideia de que só falo quando tenho algo importante para dizer é na verdade fruto de inseguranças nas interações de grupo.
Muitos de nós podemos nos encontrar em silêncio durante interações em grupo, e isso pode não ser necessariamente porque estamos aguardando pacientemente a oportunidade de contribuir com algo significativo para a discussão. Ao contrário, muitas vezes, essa quietude pode ser o resultado de um diálogo interno crítico e ansioso que nos bombardeia com perguntas como: “Será que eles vão achar a minha opinião boba?”, “Será que isso é relevante o suficiente para ser compartilhado?”, “Vou parecer ridículo ou menos inteligente se eu disser isso?”
Mas por que é tão vital para nós entendermos essa diferença? A resposta a essa pergunta reside na importância de compreendermos os mecanismos internos que regem as nossas ações e as nossas percepções de nós mesmos e dos outros.
E então, o que podemos fazer para aliviar o peso das expectativas elevadas que costumam acompanhar esses eventos sociais? Como podemos aprender a lidar melhor com a pressão e a ansiedade que sentimos nesses momentos?
Além disso, é interessante refletir sobre como a nossa comparação social com os extrovertidos nessas situações pode nos colocar em desvantagem. E como podemos evitar cair nessa armadilha de comparação?
Por fim, também vale a pena explorar como o desenvolvimento de habilidades de conversação eficazes pode nos ajudar a nos sentirmos mais confiantes e confortáveis em situações sociais.
Curso de Conversação Para Introvertidos
No meu Curso de Conversação Para Introvertidos – guia básico para você se comunicar com confiança e maximizar suas interações pessoais e profissionais sendo você mesmo, eu trago conteúdo relevante não apenas sobre conversação e comunicação, mas abordo de maneira profunda as principais diferenças entre introvertidos e extrovertidos na comunicação, e como ele podem fazer para se comunicar melhor uns com os outros. Entre outros assuntos relevantes, você encontrará ferramentas que irão ajudar você a participar confortavelmente em conversas de grupo, melhorando a sua contribuição.
Saiba mais, clicando na imagem abaixo:
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.