Como mover-se da conversa superficial para uma conversa mais profunda com cada tipo de personalidade de Myers-Briggs®
Introvertidos lutam com conversas superficiais uma após outra em busca da “conversa”. Mas, isso tem que ser mesmo assim? Aqui vai uma lista de dicas sobre como engajar em uma conversa mais profunda baseado no seu tipo Myers-Briggs®.
Todos têm uma opinião sobre conversas superficiais. Enquanto os introvertidos afirmam temê-las, os intuitivos admitem abominá-las. Os pensadores as consideram inúteis, e os perceptivos acreditam que são excessivas. Na verdade, à medida que analisamos mais profundamente o conceito de conversas superficiais, torna-se evidente que a maioria das pessoas simplesmente não as aprecia. Similar a comer legumes ou ir à academia, as conversas superficiais podem ser vistas como uma atividade que apenas uma população de elite tem a sorte de desfrutar genuinamente. Enquanto o restante de nós simplesmente as suporta para finalmente chegar à tão desejada “conversa”.
Mas o processo precisa ser tão doloroso?
Não precisamos necessariamente sofrer com conversações forçadas uma depois da outra, a fim de reduzi-las ao cerne do que interessa às pessoas. Nós simplesmente precisamos aprender a identificar quais as questões-chave que provavelmente irão catapultar as pessoas com quem conversamos. Desde o pequeno território de conversa superficial até a vasta e infinita galáxia das conversas profundas.
Aqui está uma questão crucial que ajudará a impulsionar para frente a conversa com cada tipo de personalidade Myers-Briggs®.
Tipos Introvertidos de Myers-Briggs®
ISFP: Que peça de arte / filme / escrita chamou sua atenção nos últimos seis meses?
Os ISFPs são veículos para inspiração criativa. Eles adoram adotar a arte, a poesia, a mídia e a literatura criadas por indivíduos com talento único e entender sua visão de mundo em um nível pessoal. Ao perguntar ao ISFP o que os moveu ou os inspirou ultimamente, você está pedindo que compartilhem uma parte de sua visão de mundo pessoal com você – e para alguém tão privado quanto o ISFP, é uma grande abertura.
ISFJ: Qual é a lição ou valor mais importante que você aprendeu de sua família?
Os ISFJs valorizam suas histórias pessoais muito profundamente – se eles tiveram experiências familiares enriquecedoras ou desanimadoras enquanto estavam crescendo, eles aprenderam muito com as pessoas que os criaram. Ao perguntar a um ISFJ o que eles tiraram de suas primeiras vidas, você está perguntando quais experiências significativas formaram seu sistema atual de valores – uma questão profundamente pessoal e significativa para o ISFJ.
INTP: Por que você acha que [insira o problema social global abrangente] é a forma como é?
INTPs adoram explorar as nuances do que faz com que um sistema funcione da maneira que funciona, particularmente quando você está focando nos lugares onde o sistema quebra. Ao perguntar a um INTP por que eles pensam que uma situação social, econômica ou política atual é da forma como é, você está pedindo que eles abracem suas mentes e expliquem a análise rigorosa que acontece dentro dela. E para um INTP, essa é uma forma de conversa profundamente íntima.
INTJ: Qual é o livro mais influente que você leu nos últimos seis meses?
Qualquer um que conheça um INTJ sabe que eles tendem a ser leitores ávidos. Mas esses tipos não apenas lêem para o prazer; eles lêem para aprofundar sua compreensão do mundo. Ao perguntar ao INTJ o que gostaram de ler ultimamente, você também está perguntando por quais filosofias, dilemas morais e escolas de pensamento eles são mais cativados. E estas são perguntas que o INTJ não pode esperar para discutir.
INFJ: Com qual tipo de energia você tenta se cercar?
INFJs são profundamente afetados por seus ambientes físicos e sociais – eles assumem a energia dos outros como suas próprios e processam-na completamente. Ao perguntar a um INFJ que tipo de energia eles pretendem cercar-se, você também está perguntando quais pessoas os atraem, o que os mantém equilibrados e quem eles estão tentando se tornar. Estes são os tipos de perguntas que lhe permitirão realmente vislumbrar o mundo complexo dentro da mente do INFJ.
INFP: Quais eventos em sua vida tiveram o maior impacto em moldar você na pessoa que você é hoje?
INFPs são incrivelmente analíticos quando se trata de seu autoconceito. Eles gostam de analisar através de sua história pessoal e entender quais fatores os levaram a desenvolver o caleidoscópio de traços sempre em mudança que atualmente compõem sua identidade. Ao perguntar a um programa INFP o que os levou a esse ponto da vida, você está perguntando a eles quem eles são em seu núcleo absoluto – uma questão que o INFP raramente é perguntado, mas está morrendo de vontade secreta para responder.
ISTP: O que é que a maioria das pessoas não conhece ou entende mal sobre [inserir sua área de especialização]?
ISTPs são, sem dúvida, um dos tipos de personalidade mais inclinados intelectualmente. Esses tipos fazem questão de aprender sobre os tópicos que os interessam em extrema profundidade e muitas vezes podem revelar as nuances e complexidades de um determinado sistema com uma precisão surpreendente. Para que eles possam abrir-se sobre o que os fascina, peça ao ISTP que compartilhe os detalhes sobre algo que a maioria das pessoas não conhece sobre um sistema em que eles estão interessados. Será impossível sair da conversa sem aprender algo intrigante.
ISTJ: quais regras [legais / locais / organizacionais] você acha que mais precisa ser alterada?
ISTJs são pensadores orientados a processos. Eles gostam de analisar como as coisas funcionam e tendem a ficar frustrados quando perdem oportunidades. Para fazer um ISTJ falar sobre o que importa para eles, pergunte-lhes sobre um determinado sistema em que estão entrincheirados e como eles acham que deve ser alterado. O ISTJ ficará feliz em fornecer-lhe a resposta, e quanto mais eles falam sobre o problema, mais você aprenderá sobre seus valores, crenças e como eles vêem o mundo.
Tipos Extrovertidos de Myers-Briggs®
ESFP: Qual é a aventura mais significativa que você já teve?
Os ESFPs são inúmeros exploradores do mundo à sua volta. Quer se trate de uma localização exótica ou simplesmente empreendendo um novo projeto ou relacionamento, eles vivem para experimentar o novo e não descoberto. Ao perguntar ao ESFP para explicar quais aventuras tiveram o maior impacto em sua visão de mundo, você está pedindo que eles divulguem uma parte significativa de suas histórias para você. E você também está pedindo que eles explicem como seus valores pessoais evoluíram ao longo da anos. E, como acontece com qualquer grande aventura, há muita descompactação para fazer lá.
ESFJ: De quais tipos de organizações você acha que o mundo precisa mais?
Os ESFJs colocam grande importância nas instituições sociais que compõem o mundo que os rodeia – valorizam incrivelmente umas e desprezam outras instituições mais corruptas. Perguntando ao ESFJ quais organizações eles admiram, você está perguntando onde estão seus valores e exatamente qual o tipo de mudança que mais gostariam de ver no mundo – temas que o ESFJ passou a maior parte de suas vidas morrendo de vontade de discutir.
ENTP: Em quais projetos você está mais apaixonada agora?
Os ENTPs são notórios por ter um número aparentemente impossível de projetos em qualquer momento. Um para o lucro, alguns para se divertir e alguns que nascem das mudanças que mais querem ver no mundo. Ao evitar usar a perguntas do “você trabalha com o quê?”, você pode rapidamente chegar ao coração do que mais interessa ao ENTP: o que eles fazem para obter significado. E esse é um assunto em que ficará feliz em mergulhar em profundidade.
ENTJ: Quais são os seus objetivos de desenvolvimento pessoal para o próximo ano?
Os ENTJs são viciados em auto-aperfeiçoamento. Em qualquer ponto no tempo, eles estão profundamente enraizados em uma variedade de objetivos pessoais e profissionais que eles esperam catapultá-los para uma melhor versão de si mesmos. Perguntando sobre seus objetivos pessoais, você aborda os valores profundamente registrados do ENTJ – que eles são lentos para expressar, mas rapidamente discutem em termos de objetivos e planos. Pergunte a um ENTJ o que eles estão tentando se tornar e o ENTJ irá dizer-lhe quem eles são.
ENFJ: Você tem uma prática espiritual que o mantém centrado?
Nem todos os ENFJs são abertamente religiosos, mas quase todos eles se envolvem em algum tipo de prática espiritual. E é isso que os mantém sentindo profunda e intuitivamente conectados ao mundo que os rodeia. Ao perguntar-lhes qual é a sua prática espiritual, você também está perguntando a um ENFJ quais são seus valores. Um ENFJ está sempre feliz de passar algum tempo a desembalar esta questão.
ENFP: Qual é a lição de vida mais importante que você aprendeu no ano passado?
ENFPs são borbulhantes e optimistas na superfície, mas profundamente reflexivos nos bastidores. Esses tipos estão constantemente buscando as lições filosóficas que emergem através das provações e tribulações da vida. Ao perguntar-lhes quais estão actualmente a mastigar, você está pedindo que revelem uma parte íntima de sua visão de mundo para você. E o ENFP – que está acostumado a ter sua profundidade de pensamento ignorada – ficará mais do que feliz em começar a abrir-se.
ESTP: como você acha que podemos corrigir [inserir o atual sistema social / econômico / político que está quebrado]?
Os ESTPs são solucionadores de problemas de tiro direto em todos os sentidos. No entanto, o que é menos conhecido sobre este tipo é a análise profunda que eles aplicam na compreensão intrínseca dos sistemas e na formulação de soluções para problemas complexos. Além disso, os ESTP muitas vezes têm opiniões fortes sobre o que deve ser feito para reparar um determinado sistema social, econômico ou político. Portanto, assim que você os convida a compartilhar seus pensamentos, eles serão rápidos em revelar seu ponto de vista perspicaz.
ESTJ: Qual é o maior desafio que você enfrenta atualmente?
ESTJs olham para o mundo como uma série de desafios a serem superados. Estes tipos são de natureza competitiva e gostam de lidar com novas tarefas. Para chegar ao núcleo da visão de mundo do ESTJ, pergunte qual é o desafio dele no momento. Na medida em que eles explicam suas circunstâncias atuais para você, o ESTJ, sem dúvida, estará desembalando muito sobre seus valores pessoais, lutas e metas futuras – o que leva você até o coração do que mais interessa a eles na vida.
Traduzido e adaptado de: How to Move From Small-Talk to Big-Talk With Each Myers-Briggs Personality Type, por:
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.