Introvertidos e a pressão para responder imediatamente

Aqui vão algumas estratégias úteis para introvertidos quando precisam de tempo para pensar antes de responder.

Introvertidos e a pressão para responder imediatamente

Como um introvertido pode lidar com a pressão para responder rapidamente e comunicar de forma assertiva a sua necessidade de tempo para refletir antes de fornecer uma resposta? Este artigo fala sobre os problemas que os introvertidos enfrentam em um mundo que quer respostas rápidas. Vamos entender por que os introvertidos precisam de tempo para pensar antes de responder, e também ter algumas ideias de como comunicar de maneira assertiva essa sua necessidade.

Com que frequência você se encontrou em situações em que foi solicitado a apresentar uma ideia ou fornecer uma resposta, e, diante disso, ficou sem saber o que dizer, optando por esquivar-se de alguma maneira? Ou ainda, tentou responder com o que veio à mente no calor do momento, apenas para perceber que a resposta resultou em algo menos satisfatório do que se tivesse optado pelo silêncio?

Além disso, sabe aquela resposta ou ideia que só aparece quando o momento já passou, ou alguém já forneceu uma ideia que nem de longe é tão boa quanto a que você tem agora?

A importância do tempo na resposta

Viver em um mundo que muitas vezes valoriza a comunicação instantânea pode ser desafiador para os introvertidos, que têm uma abordagem mais reflexiva e cuidadosa ao processar informações. Ao contrário da cultura extrovertida, onde as respostas rápidas são frequentemente apreciadas, os introvertidos muitas vezes necessitam de tempo para ponderar, refletir e formular respostas significativas. Este contraste de estilos de comunicação pode criar uma tensão para os introvertidos, que se veem sob pressão para fornecer respostas imediatas em um mundo que parece estar em constante movimento.

O desafio de expressar ideias no momento certo

Deixe-me compartilhar aqui mais uma das minhas experiências. Eu trabalhei em um help desk de uma universidade, onde dávamos suporte ao sistema informático. Em certa ocasião, tivemos uma reunião em que todos os membros da equipe foram solicitados a propor uma solução para um problema no fluxo do atendimento.

Durante a minha intervenção, eu não apenas não consegui explicar a minha ideia, como também vi outra ideia menos elaborada do que a minha ser aceita. Claro que isso me fez sentir extremamente frustrada. Frustração essa que teria sido amenizada se eu tivesse a confiança de pedir para pensar com calma antes de fornecer uma sugestão.

Entretanto, eu não desisti de dar a minha colaboração. Como eu tinha uma relação próxima com a minha chefe, eu pedi para apresentar para ela a minha ideia agora mais elaborada. Desta vez, eu não apenas consegui explicar de forma clara, como também tive o feedback da minha chefe de que a minha solução para o problema do fluxo no atendimento era a melhor – e seria considerada.

Como você vê, a ideia aqui é que você se sinta apto a fazer valer a sua necessidade de tempo para pensar antes de responder quando for necessário. No meu caso, eu não tive a opção de pedir para pensar na melhor ideia e fornecê-la posteriormente. Mas por outro lado, eu tive a ousadia, digamos assim, de tentar de alguma maneira fazer valer a minha solução para o problema em questão. Entretanto, isso só foi possível porque eu tinha uma relação de proximidade com a minha chefia, circunstância essa que nem sempre é a realidade para a maior parte dos introvertidos.

Por que introvertidos precisam de tempo antes de responder?

Os introvertidos muitas vezes necessitam de tempo antes de responder por diversas razões intrínsecas ao seu estilo de processamento de informações. Entre estas razões está o fato de que eles tendem a processar informações internamente de maneira mais profunda. Eles preferem analisar e refletir sobre as informações antes de expressarem seus pensamentos. Por outro lado, eles geralmente priorizam respostas ponderadas e bem elaboradas em vez de respostas rápidas. Eles buscam oferecer contribuições significativas e consideradas.

Texto segue após do anúncio.

Curso de conversação para introvertidos
Curso de conversação para introvertidos

O objetivo deste curso é ajudá-lo a preencher lacunas de habilidades ou confiança que atualmente o impedem de se socializar de maneira autêntica e satisfatória. O resultado será uma versão mais polida e confiante de si mesmo, sem que tenha que se transformar em alguém que não é.

Comunicando sua necessidade de tempo antes de responder

Muitos introvertidos não comunicam suas necessidades. Além disso, na tentativa de navegar em um mundo que parece ser voltado para os extrovertidos, há pressão para responder imediatamente e dar respostas que você pode não estar pronto para dar. Isso pode prejudicar suas habilidades sociais. Os extrovertidos podem até perceber sua comunicação reservada como hostilidade ativa ou arrogância.

Sabemos que só porque você não quer expressar seus pensamentos imediatamente não significa que você é arrogante! Ainda assim, você precisa entender como os outros vivenciam o seu estilo de comunicação introvertido.

Como lidar com a pressão para responder imediatamente?

Em vez de ficar em silêncio ou lutar para dar uma resposta, comunique o que você está pensando.

É comum que os introvertidos se sintam pressionados a responder rapidamente, especialmente em situações que podem ser mais adequadas a estilos de comunicação extrovertidos. Aqui estão alguns exemplos de respostas que os introvertidos podem usar quando se sentem pressionados:

  • “Agradeço sua pergunta. Deixe-me pensar um pouco e entrarei em contato com você em breve.”
  • “Obrigado por considerar minha opinião. Gostaria de algum tempo para pensar mais detalhadamente antes de fornecer uma resposta.”
  • “Quero lhe dar uma resposta atenciosa. Podemos agendar algum horário ainda hoje ou amanhã para discutir isso com mais detalhes?”
  • “Você poderia fornecer mais contexto ou detalhes? Quero ter certeza de que entendi completamente a pergunta antes de responder.”
  • “Essa é uma pergunta interessante. Deixe-me refletir um pouco sobre isso antes de responder.”
  • “Agradeço sua pergunta. Antes de dar uma resposta definitiva, poderíamos discutir isso com mais detalhes em nossa próxima reunião?”
  • “Eu valorizo a honestidade em minhas respostas e quero lhe dar a melhor resposta. Posso ter algum tempo para pensar sobre isso e entrar em contato com você?”
  • “Não tenho certeza no momento, mas meu pensamento inicial é [fornecer uma breve resposta preliminar]. Gostaria de explorar isso mais a fundo antes de finalizar minha resposta.”
  • “Você me pegou desprevenido aí! Deixe-me reunir meus pensamentos introvertidos e voltarei para você com uma resposta mais ponderada.”
  • “Tenho tendência a processar informações mais profundamente e quero dar-lhe uma resposta atenciosa. Posso ter um pouco de tempo para refletir sobre isso?”

Lembre-se de que é perfeitamente aceitável dedicar o tempo necessário para fornecer uma resposta bem pensada. Essas frases comunicam sua necessidade de reflexão sem comprometer a qualidade de sua contribuição. Os introvertidos devem se sentir capacitados para priorizar a consideração ao invés do imediatismo em sua comunicação.

Espero que estas dicas ajudem você. Compartilhe ou deixe seu comentário.

Vejo você no próximo!

Marta Leite

Mentorias, Cursos e E-Books Especialmente para Introvertidos

Programa de Mentoria Além da Introversão

Além da Introversão é um programa de mentoria focado no autoconhecimento e no aprimoramento de competências pessoais, especialmente desenvolvido para indivíduos com personalidade introvertida.

Clique aqui para saber mais!

Curso de Conversação para Introvertidos

Aprimore as suas habilidades de comunicação para conversar com mais confiança sendo você mesmo.

Clique aqui para saber mais!

E-Book Gratuito

IntrovertidamenteO objetivo deste e-book é ajudar as pessoas – introvertidas ou não – a compreender o que é a introversão e o que ela não é.

Clique aqui para saber mais!

Mentoria Vocação & Personalidade

Mentoria Vocação e Personalidade

Encontre sua carreira perfeita usando seu tipo de personalidade.