O que dizer quando você precisar de algum tempo sozinho

Com as palavras certas, você pode pedir um tempo sem magoar ninguém.

Como você se sente ao recusar convites devido à necessidade de tempo para si mesmo? A realidade é que muitos de nós, introvertidos, frequentemente experimentam constrangimento, sem saber como expressar essa necessidade, e ocasionalmente, até se sentem culpados por recorrer a pequenas mentiras. Embora tenhamos nossas necessidades, enfrentamos desafios ao tentar estabelecer limites sem causar ofensa ou cultivar sentimentos de culpa. No artigo “What to Say When You Need Some Alone Time”, a autora Sophia Dembling, na coluna The Introvert’s Corner, oferece dicas que podem auxiliá-lo a encontrar as palavras certas para garantir seu tempo de descanso, sem ofender ou se culpar. Abaixo uma tradução do artigo como aparece no Psychology Today.

O artigo continua após o anúncio.

Curso de conversação para introvertidos
Curso de conversação para introvertidos

O objetivo deste curso é ajudá-lo a preencher lacunas de habilidades ou confiança que atualmente o impedem de se socializar de maneira autêntica e satisfatória. O resultado será uma versão mais polida e confiante de si mesmo, sem que tenha que se transformar em alguém que não é.

Com as palavras certas, você pode pedir um tempo sem magoar ninguém.

Todos temos o direito de viver como escolhemos. Mas para nós introvertidos, pode ser difícil encontrar as palavras certas para estabelecer limites sem ofender. Muitas vezes, ficamos nervosos e damos desculpas – e acabamos fazendo o que os outros querem, porque não conseguimos explicar que precisamos de espaço, tempo, ou solidão. Precisamos entender que é normal ter essas necessidades. Seja solidão, precisar ir para casa, dizer não, ou qualquer outro limite que precisamos estabelecer, ninguém deve conseguir nos fazer sentir que não temos esse direito. Claro, às vezes uma pequena mentira pode ajudar. Mas, se formos honestos sobre nossas necessidades de introvertidos, as pessoas vão entender melhor e se acostumar a respeitar nosso espaço.

Aqui estão algumas sugestões sobre o que dizer quando você precisar de algum tempo sozinho em diferentes situações:

#1. Planos para esta noite, não. Obrigado!

Os amigos estão tentando fazer com que você se comprometa com muita diversão, quando o que você realmente quer é sossego? Não invente “compromissos anteriores”. Diga a verdade: não é eles – e realmente não é – é você. Você precisa de um tempo para descansar. Eles podem tentar argumentar, mas o que eles sabem? Você se conhece melhor; não deixe que eles te influenciem.

Tente dizer:
  • Vou me isolar para ter um tempo só para mim neste fim de semana.
  • Foi um dia longo, só preciso de uma noite de TV no sofá.
  • Posso deixar para outra vez? Estou mesmo precisando de uma noite tranquila.

#2. A festa acabou para mim.

Você foi à festa, se divertiu, e agora gostaria de ir embora. “Nãooo”, seus amigos lamentam. “Você tem que ficar! Estamos apenas começando! Você vai perder a melhor parte!” Primeiro de tudo, não, você realmente não vai. Quase certamente será apenas mais do mesmo (só que com menos comida). Em segundo lugar, quando você está no limite, você sabe que está no limite. Lembre-se: É muito mais fácil dizer “sim” para futuros convites se você tem certeza de que se permitirá sair quando tiver tido o suficiente.

Tente dizer:
  • Eu me diverti tudo o que podia por uma noite.
  • Eu dei tudo de mim. Não tenho mais nada.
  • Estou saindo antes de me envergonhar adormecendo no sofá.

#3. Mais nem sempre é melhor.

Às vezes, um convite para um evento em grupo parece divertido, especialmente se você está solteiro e tentando conhecer alguém. Então eu recomendo dizer sim para tantos eventos em grupo quanto você tiver energia. No entanto, a maioria de nós sabe quando um convite simplesmente não parece certo para nós, mesmo que seja de pessoas que realmente gostamos. Muitas vezes é o evento planejado, não a pessoa, que precisamos recusar.

Tente dizer:
  • Não sou bom em grupos; vamos almoçar em vez disso.
  • Parece divertido, mas eu prefiro passar algum tempo quando somos apenas nós dois, para colocar a conversa em dia.
  • Acho que vou passar dessa vez, mas podemos fazer outro plano para nos encontrarmos?

#4. Eu realmente, realmente preciso desistir deste plano.

Não defendo a desistência de planos a torto e a direito – especialmente se o plano é com apenas uma outra pessoa, ao contrário de um grupo, onde você pode fazer falta, mas não vai desorganizar tudo. Desistir frequentemente é rude e indelicado. No entanto, bons amigos nos darão cartões de desistência de planos de vez em quando, quando realmente precisamos. Apenas use-os com parcimônia e consideração. E, desnecessário dizer, nada de desistir porque você recebeu uma oferta melhor, a menos que essa oferta melhor seja um descanso restaurador.

Tente dizer:
  • Você me odiaria se eu desistisse hoje à noite? Estou precisando muito de não fazer nada.
  • Eu te deixaria na mão se eu pedisse para remarcar?
  • Prometo que serei muito mais divertido se pudermos reagendar isso para outro dia em que eu tenha mais energia.

O que você achou das sugestões acima? Deixe aqui seu comentário!

Vejo você no próximo!

Marta Leite

Mentorias, Cursos e E-Books Especialmente para Introvertidos

Programa de Mentoria Além da Introversão

Além da Introversão é um programa de mentoria focado no autoconhecimento e no aprimoramento de competências pessoais, especialmente desenvolvido para indivíduos com personalidade introvertida.

Clique aqui para saber mais!

Curso de Conversação para Introvertidos

Aprimore as suas habilidades de comunicação para conversar com mais confiança sendo você mesmo.

Clique aqui para saber mais!

E-Book Gratuito

IntrovertidamenteO objetivo deste e-book é ajudar as pessoas – introvertidas ou não – a compreender o que é a introversão e o que ela não é.

Clique aqui para saber mais!

Mentoria Vocação & Personalidade

Mentoria Vocação e Personalidade

Encontre sua carreira perfeita usando seu tipo de personalidade.