8 Dicas sobre falar em público para Introvertidos
Aqui vão algumas dicas de Susan Cain, a autora do livro “Silêncio – O Poder dos Introvertidos Num Mundo que Não Para de Falar”, sobre como falar em público.
Falar em público é um desafio não só para introvertidos. Como uma performance é preciso ser treinada. Aqui vai algumas dicas da Susan Cain, a autora do livro “Silêncio – O Poder dos Introvertidos Num Mundo que Não Para de Falar,” sobre falar em público.
-
Para muitos oradores – e especialmente para os introvertidos – preparação é fundamental.
Leve o seu tempo criando o discurso para que ele flua de forma lógica e ilustrado com histórias e exemplos. Praticá-lo em voz alta, até que você esteja confortável. Se é um importante discurso, grave-se. A principal razão pela qual falar em público pode ser desconfortável é que você não tem ideia de como você está atuando.
-
Pense sobre o que o seu público específico quer ouvir. Eles estão almejando novas informações? Introspecções? Que problema é que eles esperam resolver?
Dê-lhes o que eles querem e precisam.
-
Se você não tem falado publicamente há algum tempo e sente-se enferrujado, assista a vídeos de oradores filmados a partir do ponto de vista do orador, onde você pode ver o que é e como enfrentar o público.
Como você vê, finja que você é o orador. Acostume-se com o que se sente ao ter todos os olhos em você.
-
Da mesma forma, se você puder, visite a sala onde você estará falando.
Pratique de pé no pódio, olhando para as fileiras de assentos.
5. Quando você ouvir um grande orador ou ouvir alguém mencionar um, obtenha uma transcrição do discurso.
Estude-o. Como ele foi construído? Que tipo de abertura e encerramento foram usados? Como os exemplos foram apresentados? Como é que o orador engajou, inspirou e educou o público? A maioria das pessoas não nascem grandes oradores. Eles estudam, e praticam.
-
Conheça os seus pontos fortes e fracos como um orador, e acentue o positivo.
Se você tem um grande senso de humor, pode usá-lo. Se você não for esse o seu estilo , não tente ser. Em vez disso, se concentre no que você faz melhor. Você tem uma grande história para contar? Uma idéia interessante que o seu público não considerou? Informações que eles precisam ouvir? Enquadre o discurso em torno de sua mensagem – e em torno de quem você é como pessoa. Pensativo e instigante é tão poderoso como dinâmico e divertido.
-
Ao mesmo tempo, falar em público é uma performance, e isso é uma coisa boa, mesmo se você não é um ator natural.
Alguma vez você já se perguntou por que as pessoas gostam de festas a fantasia? É porque elas se sentem liberadas quando interagindo por trás de uma máscara, de dentro de uma função. Vestir-se como Cinderela ou de Zorro remove inibições de forma tão eficaz como um copo de vinho. Pense na sua persona no palco da mesma maneira.
-
Sorria para o seu público assim que eles entram, e sorria para eles quando você começar a falar.
Isso vai fazer você se sentir relaxado, confiante e conectado.
Esse artigo é uma tradução e adaptação de outro escrito por Susan Cain, escritora e fundadora do Quiet Revolution, para o site Psychology Today.
GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.
PÁGINA: Facebook/introvertidamente
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.