7 dificuldades dos introvertidos no ambiente de trabalho
O ambiente de trabalho é o espaço onde os introvertidos encontrarão as armadilhas que os retiram da sua zona de bem-estar. Aqui estão algumas dificuldades que eles terão.
O ambiente de trabalho é o espaço onde os introvertidos encontrarão as armadilhas que os retiram da sua zona de bem-estar. É por isso, inclusive, que os introvertidos preferem trabalhar sozinhos.
Aqui vão algumas dificuldades que os introvertidos terão no ambiente de trabalho.
1. Nós somos sensíveis.
Mesmo se soubermos que você está nos dando um feedback construtivo para nosso próprio benefício, ainda precisamos de um tempo para processar e aceitar o que ouvimos. Nossa sensibilidade característica torna quase impossível não levarmos as críticas para o lado pessoal. A desvantagem (e a vantagem) disso é que nunca esqueceremos o que você nos diz – internalizamos seu feedback e o levamos muito a sério.
2. Somos ansiosos.
Às vezes, achamos algumas um tanto quanto situações desafiadoras que outras pessoas podem achar completamente normais. Nós desprezamos secretamente os layouts de escritórios abertos – nos sentimos tão expostos e incapazes de nos concentrar. Tememos fazer conversa superficial, seja no elevador ou em eventos de networking, porque parece estranho e forçado. No entanto, adoramos nos conectar com as pessoas por meio de conversas mais profundas sobre coisas com as quais nos preocupamos – e muitas vezes podemos ser confundidos com extrovertidos nesses momentos!
3. Não gostamos de interrupções.
Somos facilmente distraídos por estímulos externos; e embora possamos ser gentis demais para dizer qualquer coisa, ficamos muito frustrados com interrupções constantes quando estamos tentando nos concentrar. Os locais de trabalho em que as pessoas estão constantemente conversando ou terminando o dia com reuniões desnecessárias tornam quase impossível para nós uma profunda reflexão. (Mas, quando estamos com vontade de conversar, é possível que fiquemos atentos!)
4. Nós podemos ficar quietos.
Às vezes somos abafados por vozes mais altas ou mais persistentes. Às vezes, quando ficamos quietos nas reuniões, é porque pensamos nas nossas respostas com tanto cuidado que decidimos que não vale a pena afirmar em voz alta. Outras vezes, sabemos que temos a melhor ideia na sala, mas preferimos não ter que competir por atenção para expressar nossa opinião. Quando estamos em um ambiente em que sabemos que somos respeitados e que nossas ideias podem fazer a diferença, no entanto, falaremos com a mesma frequência que nossos colegas extrovertidos.
5. Nós odiamos ser colocados no centro das atenções.
Não nos peça ideias brilhantes a qualquer momento. Quando estamos cercados por pessoas, todos esperando por uma resposta do nada, nossos cérebros literalmente se enchem de ruído branco. A solução é muito fácil – basta enviar a solicitação com antecedência e pedir a todos que tragam suas ideias para a reunião. Vamos impressionar você com nossas sugestões sempre bem-pensadas – apenas nos dê essa chance!
6. Podemos parecer distantes.
Sabemos que podemos ser difíceis de conhecer, mas não pretendemos ser. Somos tão gregários quanto extrovertidos – só precisamos de mais tempo para nos aquecer antes de estarmos prontos para nos colocar lá fora. Quando começamos um novo trabalho, invadir um grupo existente parece um desafio insuperável; queremos que você goste tanto de nós que, às vezes, ficaremos calados em vez de nos arriscar a dizer a coisa errada. Apenas espere – assim que nos sentirmos confortáveis, podemos ser o melhor colega de trabalho que você já teve.
7. Precisamos recarregar.
Enquanto os extrovertidos se sentem energizados após as interações sociais, precisamos de algum tempo para recuperar nossa energia. Não é que não gostemos de socializar tanto quanto os extrovertidos – nós realmente ganhamos vida quando estamos envolvidos em conversas apaixonadas com mentes semelhantes. No entanto, propositadamente deixamos espaço em nossas agendas para recarregar após ocasiões sociais; se formos obrigados a sacrificar isso, não operaremos em plena capacidade até que tenhamos uma folga.
E você, gostaria de acrescentar aqui mais alguma dificuldade baseado na sua experiência como introvertido? Partilhe aqui conosco!
Vejo você no próximo!
Abraços introvertidos!
Marta Leite
SOBRE A AUTORA
Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.