9 batalhas que somente introvertidos podem relatar
Conheça 9 dilemas que são parte da vida dos introvertidos. E fique em paz em saber que existem milhões que experimentam as mesmas coisas que você.
Em um mundo que frequentemente nos faz acreditar que a extroversão é a norma, ser introvertido nem sempre é fácil. É comum surgir a sensação de estar sozinho nesses sentimentos, como se ninguém mais passasse pelo mesmo. Mas não há motivo para se preocupar — essas lutas são compartilhadas por muitos, e a solidão que parece única, na verdade, é bastante comum.
Confie em mim, existem milhões de pessoas introvertidas ao redor do mundo que podem corresponder totalmente com seus sentimentos e experiências. Os introvertidos estão em toda parte, mas eles muitas vezes passam despercebidos.
Confira os 9 dilemas a seguir e sinta-se em paz ao perceber que milhões de introvertidos passam pelas mesmas experiências que você. Como pessoa introvertida, você provavelmente:
-
Frequentemente sente-se subestimado
Normalmente você não fala muito. Às vezes você não sabe o que dizer, outras vezes você não tem nada a dizer, e ainda outras vezes você simplesmente não tem a energia para falar. Independentemente disso, você ainda gostaria que as pessoas levassem mais tempo para conhecer você, ou você gostaria de ter mais energia para falar com elas.
-
Entra em um grupo e se torna invisível em 5 minutos de conversa
Quando encontra um grupo de pessoas novas, você tenta o seu melhor para dar uma boa primeira impressão e parecer sociável. Eventualmente, no entanto, você perde a atenção das pessoas, porque a conversa pequena não é o seu forte e você não pode pensar em nada de bom para dizer. Como você continua a sentir-se invisível, você recolhe-se, sente que você é desinteressante ou que lhe falta carisma.
-
Odeia festas, especialmente em sua própria casa
Estar no centro das atenções não é algo desejado, e permitir que as pessoas entrem em sua casa exige uma grande negociação interna. É quase como se eles estivessem invadindo o seu santuário. Como resultado, você raramente, ou nunca, faz festas em sua casa. Quando você faz isso, você está relutante em convidar as pessoas com as quais não tem uma relação estreita. Quando seus amigos perguntam se eles podem levar um convidado, você é forçado a dizer que sim, mesmo que isso te deixe ansioso.
-
Sente-se solitário em eventos sociais mais do que quando você está sozinho
Mesmo em uma sala cheia de pessoas, é comum sentir-se isolado e deslocado. Conversas profundas são um verdadeiro anseio, mas o que predomina é a conversa fiada. Encontrar alguém disposto a um papo sincero, no canto da sala, já é motivo de gratidão.
-
Fica totalmente exausto quando tem que gastar uma quantidade significativa de tempo com um grande grupo de pessoas que não conhece
Passar um dia — ou mais — ao lado de novos colegas de trabalho pode ser completamente exaustivo. Quando o dia finalmente chega ao fim, há apenas um desejo: ir para casa e aproveitar um tempo precioso a sós. Surge então a pergunta inevitável: por que essas situações parecem tão mais desgastantes do que para outras pessoas? Em certos momentos, ser mais extrovertido e cheio de energia soa como um verdadeiro alívio.
-
Acha difícil pensar quando está em um grupo
Manter os pensamentos em ordem torna-se um desafio quando há conversas ao redor. Refletir antes de falar é uma necessidade, assim como o silêncio, que ajuda a organizar ideias e oferecer insights mais profundos. Em projetos em grupo, é comum surgir a frustração por não conseguir contribuir tanto quanto seria possível em um ambiente mais tranquilo e respeitoso ao próprio ritmo.
-
Sente que tudo que diz deve ser relevante e perfeito
Não levantar a mão na aula ou no trabalho acontece porque há a sensação de que tudo o que for dito deve ser profundo e impecável. As palavras são cuidadosamente filtradas, e uma enorme pressão pesa para dizer sempre o que é certo.
-
Odeia telefonemas
Receber telefonemas costuma ser desagradável, e fazer ligações pode causar verdadeiro medo. Muitas vezes, o telefone é ignorado, e a pessoa só é retornada mais tarde — ou espera-se que o outro faça a chamada. O alívio surge ao perceber que quem liga é alguém próximo, pois conversar com pessoas conhecidas é menos desgastante.
-
Secretamente deseja ser uma pessoa extrovertida
Em muitas ocasiões, você inveja a energia e destreza social que seus amigos extrovertidas têm. Você deseja poder compartilhar mais de si mesmo com outras pessoas. No entanto, situações de grupo são tão desgastantes que você raramente tem a energia para falar com alguém por tempo suficiente para obter a sua atenção.
GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.
PÁGINA: Facebook/introvertidamente
Inspiração: Lifehack.com

Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.