Dica de como um introvertido gerir sua energia pessoal sem comprometer o seu capital social

Para um introvertido, socializar vai lhe custar “capital energético”, ao passo em que não socializar pode comprometer o seu “capital social”.

Dica de como um introvertido gerir sua energia sem comprometer o seu capital social

É comum para os introvertidos se depararem com o dilema de ter que decidir se vão ou não a determinados engajamentos sociais pelo bem da preservação da sua limitada energia social. E isso é ainda mais importante quando esses eventos envolvem pessoas que são importantes para nós. E o desafio aqui é preservar a nossa energia social ao mesmo tempo em que possamos estar presentes principalmente em momentos que são importantes para aqueles que são caros para nós.

Eu tenho um grupo de amigos majoritariamente extrovertidos que adoram socialização em torno de copos, mesas fartas e muita animação até altas horas da noite, por vezes, vários fins de semana seguidos. São do tipo que mal acaba uma festa e já estão eles a planejar a seguinte. Como uma introvertida, eu tenho o meu combustível social limitado.

Confesso que, às vezes, sou também acometida por uma certa “preguiça social”. Assim sendo, muitos dos “sins” que digo aos eventos de convívio com meus amigos precisam de um certo esforço pessoal da minha parte. Eu acabo por ir e, o melhor, geralmente me divirto imenso. Quando lanço mão de uma das desculpas introvertidas para não sair de casa no fim de semana, me vem uma certa culpa, pois gosto dos meus amigos e não quero fazer desfeita com eles.

Capital energético vs capital social

Como introvertidos, a socialização é o nosso “calcanhar de Aquiles”. Para os introvertidos que desprendem mais energia em eventos sociais, há a necessidade de tempo extra para se recompor depois. Por outro lado, não ir pode nos custar relações que são parte importante das nossas vidas.

Quando você recebe um convite social, você pode se perguntar, devo ir, ou devo ficar em casa? Qualquer escolha traz consequências. Você enfrenta um dilema: para ir ao evento você queima “capital energético”; para declinar você acaba por queimar “capital social”. Pode ser difícil saber qual é a escolha certa, e você pode precisar de tempo para refletir e determinar qual é o ideal para você.

A Calculadora de Decisão Social: devo ir ou devo ficar em casa?

Click here to add your own text

Quando a decisão de ir ou não ir envolve pessoas importantes

Às vezes, no entanto, você não pode simplesmente tomar uma decisão por si mesmo porque outros – seu cônjuge, parceiro, família – também são convidados. O que fazer, então? Se você está negociando sua decisão de ir com um parceiro extrovertido, por exemplo, sua conversa pode ser fortalecida, levando suas respostas da calculadora de decisão social, bem como as outras questões acima em consideração.

Imagine esta negociação:

Introvertida: quão importante é para você que eu vá com você para a festa de fim de ano do seu escritório?

Extrovertido: eu apreciaria sua companhia, mas não é tão importante.

Introvertida: você se importaria de ir à essa festa sem mim?

Extrovertido: claro, não há problema. Além disso, a esposa do meu amigo também não vai. Farei companhia a ele no evento, então.

Introvertida: Obrigada por isso. Eu tive uma semana de trabalho pesada. Fomos também convidados para outras duas festas no mesmo fim de semana. Não vou aguentar mais do que uma festa no mesmo fim de semana. Qual você prefere que ambos compareçamos?

Extrovertido: acho que a festa da Ana não faremos muita falta, uma vez que não somos amigos muito próximos dela, e não conhecemos muitos dos que lá estarão.

Introvertida: prefiro ir ao evento do André porque conheço mais pessoas lá. Tudo bem?

Extrovertido: acho que isso faz sentido.

Introvertida: Obrigada, por sua compreensão e apoio, querido. Temos um acordo.

Extrovertido: Feito.

Observe que não há sensação de desculpas nesta negociação. No entanto, expressa uma sensação de reconhecer limitações e se defender por conta própria.

E você, como faz para gerir sua energia social? Compartilhe aqui a sua opinião!

Fonte: The Awakened Introvert: Practical Mindfulness Skills to Help You Maximize Your Strenghts to Thrive in a Loud and Crazy World, de Arnie Kozak.

Em busca de uma carreira que seja significativa, recompensadora e que seja alinhada com o seu jeito natural de ser? Gostaria de entender como é provável que você cresça e se desenvolva profissionalmente ao longo de sua vida?

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!