É introvertido tímido e quer melhorar suas habilidades sociais? (5 dicas)

Para um introvertido tímido a socialização é uma das maiores dificuldades. Mas, como qualquer outra habilidade, a socialização pode ser treinada. Saiba como!

Para um introvertido tímido socialização é, sem dúvidas um das maiores questões. A boa notícia é que, como diversas outras habilidades, a socialização também pode ser treinada. Fazer isso pode ajudá-lo a se tornar menos tímido, mais habilidoso socialmente e mais extrovertido.

Mas, perceba que tornar-se mais extrovertido não significa deixar de ser introvertido. Aqui o sentido de se tornar mais extrovertido é meramente treinar habilidades que para os extrovertidos são naturais – se esse for seu desejo ou sua necessidade.

“Estar preparado é a metade da vitória.” —Miguel de Cervantes

Aqui estão algumas sugestões:

Slide 1
Para você manter sua mente calma, fortalecer sua autoconfiança e sentir-se bem na sua própria pele.

Conheça os nossos cursos na UDEMY!

Slide 2
Curso Autoestima na Prática

Construindo Uma Autoconfiança Verdadeira em Passos Simples

Slide 3

Como Alterar Pensamentos Que Geram Sofrimento

  1. Visualize o tipo de pessoa extrovertida que você gostaria de ser.

Qual a sua visão sobre ser uma pessoa extrovertida? Que resultado seria o ideal para si? Se você se sente muito introvertido e quer ser mais extrovertido, comece a trabalhar na sua visão do seu resultado. As chances são de que, se você estiver fazendo pouco progresso nesta área, você tem uma visão um tanto negativa de extrovertidos.

Durante um tempo eu achei os extrovertidos muito tipo maria-vai-com-as-outras(sem opinião própria) e excessivamente dependentes de amizade. Eu julgava isso como sendo falta de personalidade. E, é claro, que eu jamais gostaria de ser uma extrovertida “sem personalidade” – justo eu que me considero uma pessoa independente e de opiniões bem próprias. Perceberam o equívoco?

Quando eu mudei essa percepção negativa percebi que mudar de opinião me torna mais flexível e predisposta a aceitar as coisas como elas são – e não como eu acho que devem ser. Passei a ser uma introvertida bem mais flexível.

  1. Pense nas relações em termos do que você pode dar, não em termos do que você pode obter.

Se você procurar construir novas relações baseadas na doação recíproca e de recepção, você terá falta de amigos. Identifique as pessoas com quem você gostaria de construir um relacionamento, e comece por dar algo a elas.

Uma das coisas que me fez construir relações ao longo do tempo foi a minha capacidade de ouvir e gostar de ajudar as pessoas – sem esperar nada em troca. Na minha adolescência eu era o “melhor ouvido”, a conselheira da turma.

Claro que uma relação se baseia no gostar e ser gostado, nas afinidades que temos com a outra pessoa, leva tempo para ser construída e carece de provas de lealdade para sobreviver.

Mas, se existe um começo possível, o que você pode trazer para um relacionamento que será de benéfico para a outra pessoa? Quando você descobrir o que é (e provavelmente serão muitas coisas diferentes), você terá um tempo mais fácil para atrair novos amigos em sua vida.

  1. Encontre o grupo social certo para você.

Conscientemente, considere os tipos de pessoas que você gostaria de ter como amigos. Não há nenhuma regra que diz que estes têm de ser seus pares ou colegas de trabalho.

Algumas pessoas gostam de fazer amigos que tenham mais idade; outros preferem pessoas com quem tenham mais afinidades, pois facilita ter assuntos em comum… Esses critérios podem até ser diferentes em função da nossa idade.

Por preferir relações mais profundas, eu gosto de fazer amizade com pessoas com “substância” e com as quais tenha coisas em comum. Prefiro a qualidade, em vez da quantidade.

Mas é preciso ir além das fronteiras de vez em quando. Não tenha medo de esticar além do grupo mais óbvio e conviver com pessoas de diferentes idades, bairros, culturas, países, etc. Você pode encontrar a variedade e ser muito divertido.

  1. Atue a partir de seus pontos fortes.

É interessante que um introvertido tímido não tenha qualquer problema em socializar online. Nesse ambiente eles são capazes de atuar a partir de seus pontos fortes. Mas você também pode usar seus pontos fortes conscientemente como alavanca para a socialização face-a-face.

Se você socializar on-line, procure usar essa força para construir novas relações locais. Procure grupos online que tenham uma proposta de socializar face-a-face. Isso pode ser feito por critérios de interesses em comum o que facilita a interação. Há tantas ferramentas disponíveis para isso hoje em dia.

  1. Desenvolva suas habilidades sociais conscientemente.

Você pode aprender a se tornar melhor na construção de relacionamentos, apresentar-se, manter uma conversa, convidar alguém para sair, sentir-se socialmente confortável em vez de nervoso, e assim por diante.

Você não precisa ser superficial e manipulador, mas verdadeiramente construir estas habilidades, porque isso vai melhorar significativamente a sua vida. Uma abordagem que eu acho extremamente eficaz é a de perguntar a outra pessoa como ela começou em seu atual trabalho. 80-90% das vezes é possível que a pessoa vá dizer algo como: “Bem, isso é uma história interessante …”.

Desenvolver um pequeno conjunto básico de habilidades sociais não vai requerer grandes esforços, uma vez que você vai chegar ao reutilizá-los sempre que você encontrar alguém. Seja qual for a habilidade que você gostaria de desenvolver, tente fazer uma pesquisa no Google sobre ela, e você provavelmente vai encontrar uma abundância de artigos e livros.

Perceba que quando você prescinde de socializar, você está não só a privar-se – você também está privando outras pessoas da chance de conhecê-lo. Quanto tempo você quer que seu futuro cônjuge ou melhor amigo fique sozinho?

Foto de Trung Thanh no Unsplash

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!