Erros comuns que você pode cometer em nome da sua introversão
Saber a sua introversão é importante e entusiasmante para sua vida, mas isso pode levá-lo a arranjar desculpas para alguns comportamentos não-funcionais.
Aprender sobre a sua introversão pela primeira vez pode ser emocionante. Talvez você tenha descoberto ele através de um teste online que você fez para se divertir. Ou como uma parte obrigatória do seu trabalho. Em qualquer dos casos, descobrir a explicação para aspectos seus que você por vezes você até julgava serem estranhos (momento aha!) pode criar um sentimento de auto-entendimento de que nunca experimentou antes. Isso poderia explicar seus hobbies, a forma como você interage com os outros, e por que você tem algumas manias.
O lado escuro desse aprendizado é que isso também pode dar-lhe um monte de desculpas. De repente, você pode dizer: “Eu não preciso de ir à festa de aniversário do meu primo porque estarão lá muitas pessoas desconhecidas.” Você pode se sentir mais à vontade para não fazer questão de se aproximar de um colega novo no trabalho, ou recusar cada vez mais ir aos eventos importantes do seu trabalho.
Com qual desculpa eu não vou?
Como introvertidos, cada um de nós vai ter a sua própria lista de desculpas na manga, assim como também as circunstâncias que nos sentimos mais ou menos confortáveis de lidar. Como uma INFJ, eu posso usar o meu tipo de personalidade como uma desculpa para evitar alguns eventos sociais. Ou até mesmo para a minha intransigência em alguns momentos. Mas eu não acho que agir dessa forma possa ser benéfico para o meu crescimento pessoal.
Claro, só porque você pode usar o seu temperamento como uma forma de desculpa não significa que você deve. A base para a sua personalidade pode ter começado quando estava no útero, mas isto não a torna um manuscrito feito em uma pedra. Até mesmo o mais ferrenho dos introvertidos, como eu, pode empurrar seus limites e ficar melhor em socializar e estar em grandes grupos de pessoas, por um curto período de tempo, pelo menos.
Vamos dar uma olhada nas desculpas que os introvertidos podem dar. Vejamos também o que eles podem fazer para evitar essas desculpas e treinar para empurrar um pouco seus próprios limites.
Coisas para as quais introversão não é uma desculpa:
- Má comunicação ou evitar totalmente a comunicação
- Não dar a novos conhecidos uma chance
- Fugir de eventos importantes
Os introvertidos podem evitar essas desculpas. No lugar delas pode optar por:
Praticar comunicação aberta – Quer sendo mais expressivo verbalmente com um parceiro ou não tendo medo de oferecer uma crítica construtiva a um amigo, esses pequenos passos podem ajudar introvertidos a aprender a não temer a comunicação.
Estar disposto a expandir seu (possivelmente pequeno) círculo social para incluir as pessoas certas – Houve um tempo para todos nós quando nem sequer conhecíamos os nossos melhores amigos. Como introvertidos, éramos prudentes em aceitar novos amigos com mais frequência. Mas, viver em sociedade significa que temos por vezes de lubrificar as rodas do convívio humano. De outra forma, ficarão emperradas.
Comprometendo-se a ir para os eventos mais valiosos – Estes podem ser eventos que são importantes para as pessoas que são importantes para eles ou eventos que possam revelar-se benéficos para a carreira ou auto-aperfeiçoamento do introvertido. Isso não significa que terá que ir ao happy hour depois do trabalho todos os dias com os colegas de trabalho. Isso significa ir à festa de Natal do escritório do seu marido se ele quer que você esteja lá. (Especialmente se ele é um introvertido também.)
Localize exatamente onde reside a sua fronteira introvertida e esteja atento a como isso afeta alguns dos seus comportamentos. Esse pode ser o começo de uma boa relação tanto de você consigo mesmo, quanto de você com as outras pessoas.
Foto de Alexandre Chambon no Unsplash
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?
Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.