Não, eu não sou frio e sem emoção. Eu tenho uma personalidade “pensante”
As pessoas mais próximas costumam lhe dizer coisas como “você é racional demais”, ou coisas do gênero? Você pode ser um introvertido do tipo pensamento.
Este texto é uma tradução e seu original encontra-se em: Introvert, Dear.
Ninguém gosta de ser conhecido como frio, sem coração ou até mesmo como “rainha do gelo”, mas eu recebi esse comentário sobre minha personalidade com demasiada frequência. Certa vez, um ex-namorado disse que eu sou fria e “inacessível”. Em um cenário totalmente diferente, um amigo de um amigo me chamou de fria e “esnobe”.
Essas palavras me assombraram por um longo tempo, até que eu fiz uma aula de psicologia e entendi melhor minha personalidade. Devo dizer que entender minha personalidade é uma das melhores coisas que aconteceu comigo. A autoconsciência que vem com uma melhor compreensão dos meus traços de personalidade significa que eu não sou tão facilmente derrubado pelas opiniões de outras pessoas como costumava ser.
Depois de saber que eu sou um Tipo de Personalidade introvertido, bem como de “pensador” no sistema Myers-Briggs® (especificamente um ISTP ), a referência “fria” nunca mais me incomodou. Minhas decisões são influenciadas pela lógica, e prefiro considerar os fatos de uma situação em vez de dar mais peso às minhas emoções ou valores pessoais. Tipos de personalidade pensadores são aqueles com um “T” neles, como o INTP, ESTP ou ISTJ. Aqueles que tomam o tempo para me conhecer entendem que eu não sou fria e esnobe. Na verdade, eu posso ser bastante afetada quando estou com quem me interessa. Por que pensar que introvertidos como eu podem parecer frios – e por que, na verdade, isso geralmente está longe da verdade.
Por que os introvertidos do tipo pensamento parecem frios
Fui chamada de fria quando não respondi a situações como era esperado de mim. Situações como não celebrar como esperado, não retribuir um comentário sincero, ser terrível em consolar alguém, não pular de êxtase quando recebi um presente bem intencionado, ou não mostrar empatia quando parecia necessário.
A falta de uma emoção exuberante pode parecer que somos frios e pode ser tomada de forma muito errada pela outra pessoa. É difícil saber o que um introvertido pensante está sentindo. Muitas vezes, um introvertido pensante irá analisar uma situação e formar cenários muito diferentes em sua mente do que outros.
Por exemplo, quando meu namorado me dá um presente sem nenhuma razão especial, eu penso coisas como: “Isso significa que o relacionamento é sério? Agora tenho que lhe dar um presente! Ele me comprou um livro, ele é realmente incrível!” Mesmo que eu seja grata pelo presente, eu geralmente não consigo mostrar como me sinto no momento porque outros pensamentos estão passando pela minha mente – mesmo que eu esteja realmente feliz.
Introvertidos pensadores como INTJ, INTP, ISTJ e ISTP tendem a ser incrivelmente incompreendidos porque eles não dizem muito sobre o que sentem. No cenário de presentes acima mencionado, esses tipos de personalidade podem simplesmente agradecer, demonstrando pouca emoção, e ainda assim esse presente significa muito para eles. Se você dedicar um tempo para observar, você notará com que delicadeza eles o tratam ou mantêm perto.
Mostrar emoção pode ser desafiador para personalidades pensantes – especialmente para pensadores que também são introvertidos, porque todos os introvertidos são privados e reservados por natureza. Os pensadores provavelmente se destacam quando sentimentos estão envolvidos. Devido à sua natureza analítica e lógica, eles podem ferir inadvertidamente os sentimentos dos outros sem saber. Às vezes, eles colocam lógica em situações em que não é necessário. Vamos dar uma olhada em mais algumas diferenças entre os tipos de pensamento e sentimento.
Tipos Pensamento(Thinkers) vs. Tipos Sentimento(Feelers)
Uma das dimensões das personalidades de Myers-Brigg® é o aspecto do pensamento. A teoria é que cada pessoa se apresenta como um extrovertido ou introvertido, um sensitivo ou intuitivo, um pensamento ou sentimento, ou um julgamento ou um percepção. Fazer uma avaliação de personalidade confiável (como essa) é um bom lugar para começar a determinar suas preferências.
Muitas vezes, são os tipos sentimento(feelers) que percebem os tipos de pensamento como frios. (Os tipos sentimento são tipos de personalidade com uma letra “F” neles, como o INFJ , INFP , ESFJ, etc.) Não é incomum que os tipos de sentimento e pensamento entrem em conflito com certos assuntos, sejam eles introvertidos ou extrovertidos.
Esse conflito acontece porque os tipos sentimento atribuem mais valor ao que eles e outros cuidam pessoalmente, assim como as emoções e perspectivas das pessoas envolvidas. Os tipos pensamento, por outro lado, confiam mais na lógica impessoal. Nenhum dos dois modos é superior ao outro; na verdade, precisamos dos dois caminhos no mundo. O tipo sentimento é o motivo pelo qual temos pessoas fortemente empáticas e o tipo de pensamento é o motivo pelo qual temos pessoas muito lógicas.
Para ilustrar essa diferença, vamos usar um exemplo de um marido do tipo pensamento e uma esposa do tipo sentimento. A irmã da esposa acabou de falecer, então ela vem ao marido chorando. O marido sente dor pela tristeza de sua esposa e pensa em como ele pode ajudar. Então ele responde: “Eu vou cuidar dos custos do funeral.” A esposa se magoa com as palavras de seu marido. Ela diz: “Minha irmã acabou de morrer e você já está pensando no funeral? Estou sofrendo aqui!”
A esposa espera conforto do marido. Seu coração está sangrando, e um abraço e algumas palavras reconfortantes é o que ela realmente precisa naquele momento. O marido, por outro lado, entende que a esposa está ferida e acha que a melhor maneira de ajudar é resolvendo um problema – os custos do funeral. Personalidades do tipo pensamento tendem a buscar soluções, enquanto talvez tudo que era necessário fosse um ouvido atento.
Relacionamentos entre tipos pensamento e tipos sentimento têm seus prós e contras. Mesmo que eles colidam às vezes, eles podem se equilibrar com lógica e empatia. O tipo de personalidade sentimento traz um pouco de magia e suavidade ao relacionamento, enquanto o tipo pensamento traz uma perspectiva mais objetiva.
Quando duas personalidades pensantes estão em um relacionamento, tudo é sobre lógica. Há confiança e tomada de decisão racional, e eles mostrarão carinho de maneira diferente – provavelmente sem lágrimas de gratidão.
Pare de chamar os tipos pensamento de “frios”
Se você parar para pensar sobre isso, provavelmente perceberá que tem uma personalidade do tipo pensamento em sua vida. Você pode ter descartado essa pessoa como que ela fosse rude, robótica ou sem emoção. Você pode até tê-los chamado de “frios” na cara deles. Mas, por favor, saiba que, no fundo, essa pessoa tem pontos sensíveis em seu coração. Então, nunca chame um tipo de pensamento frio. Nós temos emoções. Nós só temos uma maneira diferente de mostrá-las.
SOBRE A AUTORA
Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.