Extrovertidos e introvertidos – tudo o que você precisa saber sobre as diferenças entre eles
Extroversão e introversão compreende duas orientações básicas sobre como as pessoas tendem a concentrar e obter sua energia. Mas há mais o que se saber sobre como essa preferência se expressa na nossa personalidade.
A avaliação de personalidade MBTI® foi projetada para examinar as tendências das pessoas para usar suas mentes de maneiras diferentes. Então, quais são essas “maneiras diferentes” e como você escolhe sua preferência?
Comecemos por olhar para os quatro pares de preferências, que são a base para a compreensão do seu Tipo de Personalidade MBTI. Para recapitular, as pessoas preferem um de cada um dos seguintes:
- Extroversão (E) ou Introversão (I)
- Sensação(S) ou Intuição (N)
- Pensamento (T) ou Sentimento (F)
- Julgamento (J) ou Percepção (P)
Para compreender cada um dos pares de preferências em profundidade, comece com a primeira “letra” que você tem no seu tipo de personalidade MBTI: Extroversão (E) ou Introversão (I). Embora isso seja um dos pares de preferências mais falados na literatura popular, também é um dos aspectos mais facilmente incompreendidos do tipo de personalidade MBTI. Isso ocorre particularmente porque as pessoas tendem a associar “introversão” com timidez. Na realidade, essas duas coisas (introversão e timidez) têm muito pouco a ver uma com a outra. Embora a timidez conote um grau de ansiedade sobre a socialização, alguém com uma preferência MBTI por Introversão pode não ter mais medo ou ansiedade sobre a interação social do que alguém com preferência pela Extroversão.
De onde retiramos nossa energia
A avaliação MBTI identifica duas orientações básicas sobre como as pessoas tendem a concentrar sua energia e obter sua energia. Não estamos falando sobre essa “energia interior” mística, mas sim a energia das pessoas em sua excitação. Figurativamente, a “bateria” que permite que as pessoas realizem coisas e façam coisas (sem necessidade de uma soneca). As pessoas que preferem Extroversão gostam de se concentrar e obter energia do mundo exterior de pessoas e atividades. Eles tendem a:
- Preferir se comunicar falando
- Aprender melhor ao fazer ou discutir
- Ser sociável e expressivo
- Tomar iniciativa facilmente no trabalho e nos relacionamentos
Contrariamente, as pessoas que preferem a introversão, se concentram e obtêm energia do seu mundo interno de ideias e experiências. Elas tendem a:
- Preferir se comunicar por escrito
- Aprender melhor através da “prática” mental
- Ser privado e contido
- Tomar iniciativa quando a situação ou problema é muito importante para eles
Em que contextos as diferenças são mais visíveis?
Uma maneira fácil de entender a diferença entre Extroversão e Introversão é imaginar-se em uma festa. A questão-chave a perguntar não é se deseja ou não estar lá e curtir, mas se ela energiza você para se misturar e interagir, ou exige que você coloque energia nela. Se sair desse ambiente deixa você com mais energia do que antes, provavelmente é (mas não sempre) uma preferência pela Extroversão. Se você tiver que gastar energia para fazê-lo, provavelmente é (mas, novamente, nem sempre) uma preferência por Introversão. É claro que estamos realmente simplificando aqui. Consideremos que alguém que prefira fortemente a Extroversão pode sentir-se drenado por ter que participar de uma festa com pessoas que não gosta.
Tender para uma ou outra preferência de personalidade joga de infinitas maneiras, mas um aspecto mais discutido envolve as configurações no ambiente de trabalho. Aqueles que preferem Extroversão (por exemplo) gostam de variedade, interação e brainstorming em voz alta e em grupos. Por outro lado, aqueles que preferem Introversão mais frequentemente apreciam o silêncio para a concentração e o desenvolvimento de ideias internamente antes de compartilhá-las.
Sua personalidade é mais do que a soma de suas partes
Mas suas preferências jogam em mais do que mesmo isso. Conhecer as preferências de Extroversão e Introversão (e conhecer a sua) pode ajudá-lo a se comunicar melhor com a família, amigos e outras pessoas importantes. Isso pode ajudá-lo a gerenciar seu tempo durante o dia para se certificar de que não está se esgotando. Isso pode ajudá-lo a gerenciar e prevenir o estresse, definir e alcançar objetivos, focar melhor nos seus planos de carreira, entender como você está motivado e como agir sobre essa motivação e muito mais. E tudo começa com autoconsciência.
Quando você faz o Assessment em MBTI®, você recebe um tipo de quatro letras e uma dessas letras identificará sua preferência para Extroversão (E) ou Introversão (I). No entanto, seu tipo de personalidade é mais do que apenas uma coleção de quatro preferências. Pense no tipo de personalidade como sendo um grupo musical de quatro peças, onde cada jogador traz seu próprio estilo, mas é fortemente influenciado pelo ritmo dos outros membros da banda. Ainda mais do que isso, essas preferências são apenas uma descrição de parte de sua personalidade. Elas não devem descrever todos os aspectos do que o torna único.
A dinâmica das interações entre as quatro letras
Cada uma das quatro preferências interage dinamicamente com as outras três, portanto a mesma preferência para extroversão é expressa de forma diferente em cada um dos 16 tipos de personalidade diferentes. E cada um desses 16 tipos de personalidade é expressado de forma diferente por causa das diferentes criações das pessoas, química do cérebro, hormônios, modos de gerenciamento de conflitos, necessidades interpessoais e muito mais. Mas, por enquanto, continuaremos a entender cada um dos quatro pares de preferências.
Por exemplo, alguém com o tipo de personalidade de ESTJ é geralmente descrito como prático, realista, prosaico, decisivo, eficiente e contundente na implementação de planos. Isso é muito diferente de alguém com um tipo de ENFP que (ao mesmo tempo que compartilha a preferência pela Extroversão) será muitas vezes descrito como calorosamente entusiasmado, imaginativo, espontâneo e flexível, vendo a vida como cheia de possibilidades. Da mesma forma, aqueles que preferem Introversão e Julgamento (como ISTJ ou ISFJ) tendem a ser “introvertidos decisivos”, onde aqueles que preferem Introversão e Percepção (como ISTP ou ISFP) tendem a ser “introvertidos adaptáveis”. Aqueles que preferem EP (ESTP, ENTP) tendem a ser “extrovertidos adaptáveis”, e aqueles que preferem EJ (ESTJ, ENTJ) tendem a ser “extrovertidos decisivos”.
Ao contrário da crença popular, não somos apenas extrovertidos ou introvertidos
Há outro ponto comum de confusão que deve ser esclarecido. Na terminologia MBTI (usada pelos psicólogos, gerentes de aprendizado e desenvolvimento e treinadores profissionais de RH que se especializam nessa área), as pessoas geralmente não são descritas como simplesmente Extrovertidas ou Introvertidas, mas sim como “preferindo” Extroversão ou Introversão. Em outras palavras, essas descrições não devem ser usadas para nos definir, mas sim descrever nossas tendências naturais. Alguém que prefira a introversão pode aprender a funcionar bastante bem em contextos sociais. E pode também facilmente fazer networking dando o melhor dele mesmo – eles pode mesmo obter muita satisfação. Mas, simplesmente, pode não ser o “modus operandi” preferido no seu dia-a-dia.
E você, já conhece o Tipo MBTI®? Se não, clique aqui para saber mais!
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.