Introvertido ou Extrovertido? O quanto isso determina sua vida?
Ser introvertido ou extrovertido é um dos aspectos mais determinantes na nossa vida. Isso influencia nossas preferência nos itens que vão da profissão até as relações que escolhemos ter. Entenda o porquê!
E você, é o tipo reservado que pensa muito antes de falar, e que já foi rotulado de metido por alguns ou de tímido por outros? Do tipo que já se sentiu inseguro diante de uma oportunidade de trabalhar com vendas porque diz a si mesmo que jamais conseguiria vender algo porque sente dificuldade em abordar as pessoas?
Qual destas duas descrições mais se assemelha com você?
Antes de mais nada é importante dizer que não há nada de errado com nenhuma das atitudes. O que existe na verdade é a diferença entre a elas: uma atitude é a Extrovertida e a outra é a Introvertida. E é bem provável que você já tenha ouvido falar que você uma pessoa extrovertida, se você se encaixa na primeira descrição; ou que é introvertida caso você se encaixe no segundo.
Qual a diferença?
O psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung foi quem determinou a existência desse dois tipos de atitude: a Introversão e a Extroversão. O que as diferencia é que no caso da extroversão, o individuo se preocupa e canaliza sua energia para o ambiente, para o mundo externo. É aquele tipo de pessoa que se sente muito bem quando está num ambiente agitado, com outras pessoas, em grupo, fala o que pensa, dá valor ao mundo externo, foca em objetivos.
Pode-se dizer de uma forma simples que os extrovertidos recarregam suas baterias(se energizam) voltando-se para o exterior com pessoas e eventos.
A introversão é o oposto da extroversão. Tendem a ser mais pensativos, pensam antes de falar, preferem ficar sozinhos ou com pessoas que realmente conhecem. O Introvertido vive seu mundo interno, ou seja, para ele vale muito mais o que sente diante das situações do que a situação em si. Ele foca em seu subjetivo. Contrariamente ao Extrovertido, os eventos sociais drenam a energia dos Introvertidos, por isso eles recarregam as suas baterias recolhendo-se.
Podemos mudar?
Na verdade todos nós temos as duas atitudes; apenas uma é mais predominante do que a outra. Mas, isso também não quer dizer que você possa virar de um extremo para o outro. Ou seja, da introversão total para a extroversão total ou vice-versa. Na verdade, trata-se de uma percepção neurológica muito enraizada. Com o passar do tempo, a maturidade e com a busca de autoconhecimento é possível que possamos fazer algumas modificações que nos ajudem a lidar melhor com as demandas da vida – apenas isso.
Mitos, vantagens e desvantagens entre as duas atitude
Os Introvertidos são muitas vezes rotulados de tímidos ou até antissociais. Por outro lado, os Extrovertidos são vistos como as pessoas mais sociáveis e seguras de si. Isso é mito. Há Extrovertidos que possuem inseguranças(como todos nós) e Introvertidos que dão palestra para multidões sem o menor problema.
Vamos pensar em duas situações: um vendedor Extrovertido pode conseguir mais vendas por sentir mais facilidade em abordar um cliente. Por outro lado, um vendedor Introvertido pode vender mais porque entende mais profundamente o gosto e a necessidade do seu cliente. De outra forma, um Extrovertido pode “pecar” por falar demais em um determinado momento, e o Introvertido por sua vez pensar muito e deixar de falar coisas essenciais.
Assim sendo, não há nada de errado ou nenhum tipo de vantagem ou desvantagem em uma atitude ou em outra. São a nossa psique e a forma como nos relacionamos com o mundo. A única ressalva aqui é quando, por alguma razão, tender para a extroversão ou introversão esteja sendo um fator que limite-nos de alguma forma em um determinado contexto.
Referências:
– Sociedade Brasileira de Coaching – www.sbcoaching.com.br
– Site Psicologia MSN – www.psicologiamsn.com.br
GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.
PÁGINA: Facebook/introvertidamente
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?
Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.