Introvertido vs extrovertido: a diferença entre personalidades

O que dizem as pesquisas em psicologia sobre as diferenças entre as personalidades de introvertidos e extrovertidos.

Assumindo-se como metades dicotômicas da dimensão da personalidade introversão-extroversão, os introvertidos são considerados indivíduos reflexivos, privados, pensativos, enquanto os extrovertidos são considerados indivíduos gregários, assertivos, adaptativos, felizes, com tendência a assumir riscos.

Introversão e extroversão são construções de personalidade complexas e multifacetadas. Os indivíduos podem cair nos extremos de cada dimensão ou, mais comumente, encontram-se em algum lugar entre os dois e exibem traços de ambos.

Vamos dar uma olhada em uma amostra de diferenças de personalidade introvertida-extrovertida em relação às seguintes áreas.

Sociabilidade

Em situações sociais, personalidades extrovertidas e introvertidas exibem comportamentos muito diferentes. Os extrovertidos mostram uma preferência por buscar, envolver-se e desfrutar de interações sociais, enquanto os introvertidos tendem a ser reservados e retraídos em contextos sociais – muitas vezes preferindo evitar completamente situações sociais.

Guilford e Guilford (1936) propuseram dois extremos de sociabilidade: retraimento social e dependência social. Enquanto os introvertidos tendem a ser mais calmos, aproveitando o tempo sozinho, os extrovertidos são mais socialmente presentes, alimentando-se da energia das pessoas ao seu redor, muitas vezes se tornando o centro das atenções em grandes grupos sociais.

Isso não quer dizer que os introvertidos sejam antissociais, ao contrário, eles perdem apreciação por conta do estímulo esmagador produzido pelas reuniões sociais.

Comunicação

Min Lee & Nass (2003) postularam que a causa da forte presença social dos extrovertidos é sua tendência a falar mais frequentemente e em voz mais alta, a ocupar mais espaço físico com gestos mais amplos e a iniciar mais conversas do que os introvertidos. Em um pequeno estudo com estudantes, descobriu-se que durante conversas com uma pessoa desconhecida, os extrovertidos faziam mais contato visual e falavam com mais frequência do que os introvertidos (Rutter, Morley e Graham, 1972).

Além disso, os extrovertidos são significativamente mais confiantes e precisos ao interpretar o significado da comunicação não-verbal do que os introvertidos (Akert & Panter, 1988). Considerada “a vantagem extrovertida”, essa decodificação não-verbal foi atribuída à experiência dos extrovertidos em ambientes sociais e a seu maior desejo de estímulo sensorial.

Tomando uma decisão

Em situações de pressão do tempo, os introvertidos são mais propensos a usar informações precoces para formar julgamentos e tomar decisões do que extrovertidos no mesmo contexto (Heaton & Kruglanski, 1991).

Pesquisas sobre o impacto da extroversão / introversão na tomada de decisões sugerem que os extrovertidos tomam decisões mais imediatas com base no que parece mais natural no momento. Embora os extrovertidos tenham demonstrado um comportamento de verificação de qualidade antes de tomar decisões, também era necessário que alguém os guiasse na direção certa ao enfrentar decisões importantes. Por outro lado, os introvertidos evitam decisões impulsivas por meio de consideração ponderada, intuição e contam principalmente com eles mesmos. (Khalil, 2016).

No local de trabalho

Os extrovertidos geralmente realizam avaliações mais positivas da vida em geral e suas carreiras não são exceção. A pesquisa mostrou associações positivas entre a extroversão e a satisfação na carreira. Além disso, os extrovertidos são mais propensos a tomar medidas para remediar situações de trabalho insatisfatórias do que suas contrapartes introvertidas (Judge, Higgins, Thoresen, & Barrick, 1999).

Distrações de ruído no local de trabalho são mais um problema para os introvertidos do que para os extrovertidos. Belojevic, Slepcevic, & Jakovljevic (2001) descobriram que a introdução de distração de ruído causou problemas de concentração pronunciados para os introvertidos, enquanto os extrovertidos selecionaram ativamente intensidades de ruído mais altas.

Esses resultados corroboram a hipótese de que os introvertidos têm uma reação mais pronunciada ao ruído, levando à excitação aumentada que então interfere no desempenho em tarefas complexas (Eysenck, 1982).

Você é introvertido ou extrovertido? Deixe aqui o seu comentário!

Vejo você me breve!

Marta Leite

Fonte: Introvert vs Extrovert: A Look at the Spectrum and Psychology

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!