Introvertido: por que você deve evitar manter-se na zona de conforto?
Introvertidos tendem a buscar aquilo que lhes é familiar, numa tentativa de se proteger e poupar energia. Mas, essa estratégia pode não se assim tão eficaz. Por que razão um introvertido deve evitar manter-se na zona de conforto?
Todos nós, independente de tipos de personalidade, buscamos sempre nos manter no conforto daquilo que nos é familiar. Os introvertidos, ainda mais que os extrovertidos, encontram segurança naquilo a que estão habituados. Assimilar novas informações do exterior requer energia.
Assim sendo, os introvertidos tenderão a se recolher do mundo. Se fechando numa tentativa de se proteger, poupar energia e de evitar o contato com sensações desagradáveis.
Os introvertidos podem desenvolver uma fantasia segundo a qual, se estiverem confortáveis, estará tudo bem com eles. Mas essa fantasia pode ser limitadora. Por maior que seja o cuidado na construção da sua vida, nunca deixará de encontrar desafios, barreiras e sensações desagradáveis, e precisa saber lidar com eles. Necessita de experimentar novos comportamentos e de tolerar a estranha sensação de não ser bem você mesmo.
“Assim que pensamos que construímos uma vida confortável, descobrimos que uma parte de nós não tem lugar nessa vida.” –Gail Sheeny
Para além disso, crescer significa sentir-se um pouco novo relativamente a si próprio. Uma vida isolada pode protegê-lo de sensações desagradáveis, mas limita-o também e impede-o de ter experiências e conhecer pessoas, coisas que o poderiam ajudar e trazer-lhe prazeres que nem imagina possíveis.
Permanecermos demasiado confortáveis faz-nos perder aspectos da nossa personalidade. Do mesmo modo que os músculos não ganham força se não forem utilizados, determinadas partes da nossa personalidade não serão fortalecidas, a não ser que sejam contraídas de vez em quando.
Mais do que isso, podemos ficar entediados ou deprimidos com a ausência de nova informação e novos desafios. Os medos de ser abandonado, rejeitado ou ficar desiludido poderão aumentar, a não ser que experiências exteriores positivas nos lembrem que estes medos nem sempre estão fundamentados na realidade.
Como introvertido que é, você necessita recordar a si mesmo que, embora queime combustível demais ou sinta-se desconfortável demais em atividades extrovertidas, estará igualmente a ganhar novas ideias, relacionamentos e experiências.
O mundo é um lugar excitante. Ao contrário dos extrovertidos, você não conseguirá projetar a sua luz por todo o lado, a bem ou a mal. Mas pode apontar para as áreas nas quais quer concentrar sua energia “extrovertida”.
Referência:
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?
Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.