Que relação tem a introversão e a procrastinação? Aprenda como diminuir isso
Como introvertidos, viver nas nossas mentes nos dá, entre muitas outras, a capacidade de manter o foco por longo período de tempo. Entretanto, esta mesma característica nos predispõe fortemente à procrastinação. Como ultrapassá-la e fazer aquilo que precisa ser feito?
Com que frequência você se encontra dizendo: “Eu farei isso amanhã” ou “Pode esperar até a próxima semana”? Se é frequente, é porque você realmente não tem tempo para cuidar disso ou pode estar apenas procrastinando?
Quando você procrastina, você está perdendo tempo e adiando tarefas importantes que precisam de sua atenção. Como um introvertido, saiba que você possivelmente está em um tipo padrão cuja intenção é lhe ajudar a poupar energia. Porém, isso pode levar você a situações de desconforto e insatisfação pessoal que podem levar ao pânico, estresse e angústia.
O QUE A INTROVERSÃO TEM A VER COM A PROCRASTINAÇÃO?
A procrastinação por si só não é uma questão apenas dos introvertidos. Porém, algumas das nossas características contribuem para ela. Enquanto extrovertidos são capazes de agir sem pensar excessivamente, como introvertidos, nós tendemos a pensar demais nas coisas. Se quisermos fazer algo, vamos repeti-lo muitas vezes nas nossas mentes!
Tomemos com exemplo a simples ideia de sair de casa para comprar algo: “Preciso levar meu carro, então vou ter que encontrar um lugar para estacionar. A loja ficará lotada e eu vou me cansar. E se eles não tiverem o tamanho ou a cor correta. Então, quando eu for para casa, pode ser a hora do rush, etc”. Se criamos cenários tão complicados para as tarefas simples do dia-a-dia, o que dizer então das decisões e ações mais complexas para as nossas vidas?
Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!
O QUE ESTÁ POR TRÁS DA PROCRASTINAÇÃO?
Embora não tenhamos consciência disso, a verdade é que a procrastinação é sempre emocional. Como você verá ao fazer o curso que aqui recomendamos, não é a presença, o excesso ou a falta de alguma coisa que lhe faz procrastinar, mas sim o que sente a respeito disso.
Isso significa que é importante perceber os sentimentos que estão por trás dela como primeiro passo para conseguir ultrapassá-la. Entender seus medos também lhe permite ter clareza sobre quais são os desafios a superar e as melhores estratégias a adotar.
Como uma forma de perceber os sentimentos por trás da sua procrastinação, pode começar a fazer as seguintes questões:
- O que é que você está procrastinando?
- Como você se sente em relação a essa tarefa específica?
- Como você se sente enquanto está fazendo essa tarefa?
- Como você se sente enquanto pensa nessa tarefa?
- Quais são seus medos em realizar essa tarefa?
- Quais são seus medos de não fazer essa tarefa?
A MINHA DICA/RECOMENDAÇÃO
Se existe uma ação/tarefa importante na sua vida que você vem procrastinando e se sentindo angustiado e mal consigo próprio, você certamente irá precisar de ferramentas mais efetivas que lhe ajudem a perceber a origem da sua procrastinação e como fazer para ultrapassar ela.
A minha recomendação é o curso Elimine a Procrastinação e Aumente a Sua Produtividade. Este curso lhe ajudará a:
- Aumentar a sua capacidade de foco e concentração
- Entender e superar a procrastinação
- Gerenciar projetos de curto, médio e longo prazos de forma organizada e consistente
- Identificar os pontos cegos que impedem a produtividade
- Organizar suas tarefas facilmente
- Utilizar ferramentas práticas de gestão de tempo
- Identificar e fazer o que é realmente importante
- Produzir mais em menos tempo, com mais qualidade e felicidade
Clique aqui para saber mais!!!
Esta foi, então a nossa Dica da Semana! Nos vemos aqui na semana que vem!
Caso deseje fazer sugestões de temas para as nossas dicas ou fazer perguntas, envie-nos através do formulário abaixo:
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?
Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.