6 razões pelas quais os introvertidos preferem escrever
Como introvertidos, nós geralmente somos muito melhores em comunicação escrita do que na oral. Mas, este não é único motivo pelo qual nós preferimos escrita como forma de expressão. Leia e saiba mais!
“Eles escutam mais do que falam, pensam antes de falar e muitas vezes sentem como se se expressassem melhor por escrito do que na conversa.” — Susan Cain
Em um mundo ruidoso e acelerado, a auto-expressão pode ser um desafio para os introvertidos. Perdi a conta das vezes que esperei por uma abertura em uma conversa para compartilhar minhas ideias, mas, quando eu finalmente conseguia um espaço para me expressar, o assunto já havia mudado. Essas conversas rápidas geralmente vêm repletas com pensamentos sobrepostos e interrupções que incomodam minha mente introvertida.
Escrever, no entanto, pode ser uma história diferente. O processo de escrita nos dá tempo para pensar, organizar e editar nossos pensamentos antes de enviá-los para o mundo. Isso nos permite processar emoções, refletir sobre experiências e conectar-se com outros – tudo em nossos próprios termos.
Aqui estão mais 6 motivos pelos quais escrever é a forma de expressão favorita dos introvertidos.
1. A auto-promoção é mais fácil por escrito
Uma das coisas que mais me surpreendeu ao descobrir que sou uma introvertida foi o quanto nós detestamos responder perguntas do tipo: “O que você faz?” Para nós introvertidos, promover a nós mesmos soa como se gabar. E, ter que fazê-lo verbalmente pode tornar isso ainda mais desconfortável. Para mim mesma, falar das minhas competências e realizações é bem mais fácil quando o faço por escrito.
2. Escrever dá aos introvertidos tempo para pensar.
Os introvertidos preferem pensar antes de falar, enquanto os extravertidos, às vezes, falam antes de pensar. Os extrovertidos não têm problemas em expor as suas ideias e serem incompreendidos – é da sua natureza. Mas um introvertido não quer ser incompreendido e escrever impede isso. Para um introvertido a vantagem maior que a escrita dá é tempo para pensar, editar, reescrever e mudar o que você poderia dizer.
Quer compreender mais acerca de si mesmo? Preencha os seus dados e receba agora mesmo o seu eBook!
3. Permite expor as ideias de forma confortável.
Ter que expor uma ideia e precisa estar no centro das atenções não é algo confortável para a maioria dos introvertidos. Na verdade, tudo o que podemos fazer para evitar isso, faremos. Quando escrevemos, nós pensamos sem precisar estar expostos. Podemos nos expressar livremente, sem ser intimidados por uma sala cheia de olhos olhando para nós.
4. Desenvolve a criatividade e as boas ideias
Porque os introvertidos ouvem mais, lêem mais e demoram mais tempo para introspecção, eles geralmente transformam isso em boas ideias quando estão sozinhos. Os extrovertidos também podem ter boas ideias, mas geralmente as desenvolvem enquanto interagem com outras pessoas. Como introvertido, você também pode iniciar o processo criativo enquanto estiver sozinho.
5. Escrever se faz sozinho – e isso é como nós precisamos estar
Escrever é uma atividade solitária. Extrovertidos também podem aderir a solitude. Existem também muitos escritos extrovertidos, mas escrever é uma atividade que se encaixa melhor para um temperamento introvertido. Tempo sozinho é a forma como introvertidos ganham energia. Um extrovertido irá achar esse tempo sozinho mais desgastante. Muitos dos grande pensadores no mundo passaram uma grande quantidade de tempo sozinhos.
6. Escrever é menos exaustivo
Um introvertido parece que está no palco quando ele tem que conversar por longos períodos de tempo. Um extrovertido não quer deixar o palco.
O ato de falar não é problemático para o introvertido, é sustentar as conversas durante um longo período de tempo que drena suas baterias. Escrever dá aos introvertidos uma pausa bem-vinda das horas de falar.
E você, gosta de escrever? O que teria a me dizer sobre isso? Deixe aqui o seu comentário! Vou adorar ouvir você!
Dúvidas, sugestões e críticas, mande-nos uma mensagem.
A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?
Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.