O que faz com que alguns introvertidos ajam como extrovertidos?
Uma das questões mais recorrentes é se um introvertido pode se “transformar” em extrovertido. A resposta é óbvia – não! Porém, um introvertido pode, segundo a Teoria dos Traços Livres, agir como um extrovertido em determinados contextos. O que isso significa? Leia o artigo e entenda!
Alguns introvertidos conseguem se passar por extrovertidos a ponto de serem confundidos com um deles. Você conhece algum introvertido que no seu trabalho, em performances ou mesmo em alguns momentos do cotidiano você juraria que ele não é um introvertido? Ou será este também o seu caso?
A Teoria dos Traços Livres…
Há introvertidos que são capazes de agir como extrovertidos motivados por um trabalho que considerem importante. No livro Silêncio – O Poder dos Introvertidos Num Mundo Que Não Para de Falar, Susan Cain explica como isso é possível. A resposta está na chamada teoria dos traços livres. De acordo com essa teoria, nascemos e somos naturalmente dotados de certos traços de personalidade – a introversão, por exemplo -, mas podemos agir, e de fato agimos, fora do caráter a serviço de “projetos pessoais essenciais”.
“Por outras palavras, os introvertidos são capazes de agir como extrovertidos a bem de um trabalho que considerem importante, das pessoas que amam ou de qualquer coisa que valorizem bastante… Isso ocorre porque, segundo ela, as nossas vidas melhoram substancialmente quando estamos envolvidos em projetos pessoais essenciais que consideramos de grande significado, controláveis, não demasiadamente enervantes e que têm o apoio dos outros.”
…e os projetos pessoais essenciais.
Essa teoria dos traços livres é bastante aplicada em diversos contextos, mas pode se ainda mais relevante entre os introvertidos que vivem sobre a ditadura do Ideal Extrovertido. Isso significa que, segundo essa teoria, uma vez que estejamos empenhados nos nossos projetos pessoais essenciais poderemos desta forma ultrapassar mais facilmente as dificuldades que a nossa introversão nos impõe.
Segundo ela, a teoria dos traços livres pode explicar porque um introvertido pode preparar uma festa surpresa para sua amada ou participar nas reuniões da escola dos filhos; um tio rabugento pode tratar um sobrinha com ternura enquanto a leva para tomar sorvete; ou um cientista extrovertido torna-se alguém sisudo quando está em seu laboratório junto com seus alunos.
E você? É Introvertido? Possui alguma dificuldade com a sua introversão? Já parou pensar sobre o que seria o seu projeto pessoal essencial?
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.