7 dicas para os introvertidos fazerem mais amizades de alta qualidade

Os introvertidos tendem a valorizar a qualidade em detrimento da quantidade quando se trata de amizades. Como criar relacionamentos de alta qualidade?

Os introvertidos tendem a valorizar a qualidade em detrimento da quantidade quando se trata de amizades. Se não pudermos compartilhar nossos pensamentos, sonhos e segredos mais íntimos com alguém, provavelmente nunca os consideraremos amigos – um bom amigo, com certeza, mas não um amigo verdadeiro. Devido a essa qualidade e profundidade desejadas, geralmente nos contentamos em ter apenas um ou dois amigos, embora alguns introvertidos prosperem tendo um número maior.

No entanto, muitas vezes é difícil desenvolver amizades de alta qualidade. Muitos introvertidos não se sentem à vontade para entrar em contato com novas pessoas e, mesmo quando o fazemos, muitas vezes não encontramos pessoas com quem “encaixamos”.

Amizades como fonte de saúde física e mental

No entanto, todos os seres humanos, incluindo os introvertidos, são feitos para funcionar em relacionamentos. Demonstrou-se que a amizade aumenta a saúde física e mental, juntamente com a felicidade geral, enquanto a falta de amizade e isolamento têm o efeito oposto.

Apesar da crença popular de que os introvertidos não gostam de pessoas, precisamos de conexão humana como qualquer outra pessoa. Nós apenas temos desejos diferentes quando se trata de nossos relacionamentos. Uma colega introvertida uma vez explicou sua situação de vida ideal como ter outras pessoas na casa, não apenas na mesma sala o tempo todo, e vejo isso como um resumo básico do que os introvertidos desejam em amizade.

Como qualquer introvertido descobriu até agora, a vida geralmente não é propícia ao ideal do introvertido. Vivemos em um mundo barulhento e simplesmente sentar em silêncio juntos não cria uma amizade duradoura. No entanto, os introvertidos são tão capazes de estabelecer conexões humanas – nós podemos precisar sair de nossas zonas de conforto para fazer isso.

Aqui estão sete dicas para os introvertidos fazerem e desenvolverem amizades duradouras e de alta qualidade.

(Nota: muitas pessoas usam a palavra introvertido de forma diferente. Aqui está nossa definição preferida. )

Conheça o seu Tipo de Personalidade através do instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II e descubra as carreiras que mais combinam com e você, aumentando assim as suas chances de realização e sucesso profissional!

Como os introvertidos podem fazer amigos de alta qualidade

1. Quando você não tem energia para alcançar, atraia os outros para você.

Nunca subestime o poder de um sorriso. Isso se tornou um traço aprendido meu – eu faço contato visual e um sorriso segue. Tornou-se automático e, ao fazê-lo, pareço estar aberto a ser abordado. Isso também supera o problema da “cara de poucos-amigos” que é comum nos introvertidos. Mesmo que você tenha ficado bravo com o mundo dois segundos antes, um sorriso comunica sua disposição de se envolver.

2. Pare de tentar encantar as pessoas.

Muitos dos inconvenientes que os introvertidos experimentam em ambientes sociais são porque sentem a pressão de ser encantadores, vivazes e extrovertidos. No entanto, isso não é simplesmente o modo como muitos de nós foram feitos para funcionar, então quando tentamos encantar, não vai bem. As palavras ficam embaralhadas, o riso nervoso começa a borbulhar e as coisas ficam meio estranhas.

Não há nenhuma regra que diga que você precisa ser um encantador para fazer conexões. Seja confiante em quem você é, em seus valores e interesses, nas coisas que você defende e aprecia. É perfeitamente aceitável ficar quieto em um ambiente social. Quando você quiser entrar em contato com alguém, faça isso. Se alguém se aproximar, estale esse sorriso em seu rosto. Quanto mais você se sentir confortável em não tentar se tornar a vida da festa, maior a probabilidade de você se divertir.

3. Dê a si mesmo permissão para estar vulnerável.

Para alguém que tende a ficar na sua e se esforça para ser perfeito de todas as maneiras possíveis, ser vulnerável é um imenso desafio e uma habilidade que eu tive que aperfeiçoar com o tempo. CS Lewis disse uma vez: “A amizade nasce no momento em que uma pessoa fala para outra: você também? Eu pensei que era o único.” Este momento não acontecerá a menos que você tenha a coragem de se abrir.

Quanto mais profundo você estiver disposto a ir em suas amizades, mais significativas elas serão. A vulnerabilidade saudável é um ciclo e geralmente precisa começar com você. Mostrando a alguém que sua disposição de ser aberto e honesto lhes dá permissão para seguir sua liderança e ser vulnerável em troca.

Ao conhecer novas pessoas, a vulnerabilidade pode ser algo assim:

  • “Eu não sei sobre você, mas eu não sou fã de grandes festas.”
  • “Os momentos de quebrar o gelo são os piores.”
  • “Eu realmente gostaria de conhecer mais pessoas aqui.”

Quando você está começando a construir um relacionamento, a vulnerabilidade pode ser assim:

  • “Eu fico realmente ansioso quando estou na aula.”
  • “Eu realmente aprecio o jeito que você me apoia.”
  • “Eu estou realmente lutando com ____. Posso desabafar com você por um segundo?
  • “Eu gosto de você.”

4. Procure os outros introvertidos.

A grande maioria dos meus amigos é introvertida. Meu plano de ataque em qualquer ambiente social, da escola, aos acampamentos, às festas, sempre foi encontrar os colegas introvertidos. Eles não vão pressioná-lo a se tornar um humano animado, e estou convencido de que poucas coisas unem as pessoas como quando compartilham uma antipatia por uma situação social. Procure as pessoas que estão tranquilamente pelas bordas e reconheça que você pode ter que dar o primeiro passo – elas são introvertidas, afinal de contas!

5. Descubra sua “linguagem do amor” e compartilhe a sua.

Embora voltado para relacionamentos românticos, as Cinco Línguas do Amor podem ajudá-lo a aprofundar suas amizades também. Existe um teste simples online aqui . Existem cinco tipos, incluindo: tempo de qualidade, presentes, palavras de afirmação, atos de serviço e toque físico. As pessoas tendem a dar amor da maneira que desejam, mas se a pessoa a quem estão tentando demonstrar amor tiver uma língua diferente, o efeito desejado não será recebido. Conhecer a sua própria linguagem de amor e as das pessoas ao seu redor irá ajudá-lo a se conectar melhor e mais efetivamente mostrar que você se importa.

6. Mantenha a conexão verdadeira.

Isso é algo que tende a vir naturalmente para muitos introvertidos, mas nunca é demais ser lembrado. Não há nada como o momento de duas almas se encontrando. Estar lá para um amigo que instantaneamente faz você se sentir seguro, com quem você sente que poderia dizer qualquer coisa sem receber julgamento, que geralmente faz você feliz .

Embora os introvertidos demorem um pouco para se abrir – porque estamos tão conscientes de nossas vidas internas -, muitas vezes temos uma noção rápida de que vamos ter um click com alguém ou não. Pode ser fácil sentir o peso de precisar fazer uma conexão com alguém e perder a paciência. Mas espere pelo amigo em um milhão; valem mais do que mil pessoas com as quais você não está totalmente conectado.

7. Seja intencional.

Manter contato com os amigos fica mais importante à medida que envelhecemos. Também fica mais difícil. Existe o clichê de que a amizade entre adultos está dizendo “devemos nos unir”, mas nunca realmente o fazendo, e infelizmente, é geralmente verdade.

No entanto, de pouco em pouco vai um longo caminho. Um simples contato de texto, um telefone aleatório ou uma chamada pelo Skype e eventos planejados com antecedência ajudam a manter a amizade mesmo quando o espaço e o tempo o separam. É preciso ser intencional e fazer a escolha de priorizar as pessoas, mesmo quando isso pode ser desgastante. Mas quando você fizer isso, verá que seus relacionamentos se aprofundam mesmo quando o tempo e o espaço separam você de seus amigos.

Fonte: 7 Tips For Introverts To Make More High-Quality Friendships

Foto por Ethan Hu em Unsplash

SOBRE A AUTORA

Eu sou Marta LeiteHumanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.

Clique aqui para saber mais …

MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique no botão para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!