O espectro que vai da Introversão à Extroversão

Introversão e extroversão não se trata de uma categoria. Estes termos referem-se a dois pontos extremos de um contínuo. A sua localização nessa escala define a sua tendência para a introversão, a extroversão e até para a ambiversão. Leia, entenda e localize a si mesmo nesta escala.

O espectro que vai da Introversão à Extroversão

Nos últimos anos, o conceito de introversão vs extroversão ganhou popularidade crescente na mídia moderna. Infelizmente, os termos são muitas vezes mal interpretados e entendidos como “timidez” versus “sociabilidade”. Na realidade, os dois termos mergulham profundamente na psique do indivíduo que descrevem e indicam um estilo inato de responder ao mundo com infinitas complexidades e nuances.

O termo Introversão refere-se à tendência de preferir e ganhar energia a partir de buscas mais internas, enquanto o termo Extroversão descreve aqueles que se sentem energizados de interagir com outras pessoas e com o ambiente em torno deles.

De onde vêm e como são usados

Estes termos foram originalmente popularizados pelo psicólogo Carl Jung, que levantou a hipótese de que as pessoas são “introvertidas” ou “extrovertidas”, comparando-as com figuras mitológicas gregas, Apolo, o Deus do Sol, mais perspicaz e reservado, e Dionísio, o Deus do Vinho e Destilados, que era muito social e ativo em seu ambiente.

Os termos tornaram-se muito mais difundidos uma vez que foram identificados como uma categoria primária no Inventário Myers-Briggs® de Personalidade ((MBTI®), uma avaliação psicológica que mede tipos de personalidade. O site da Fundação Myers-Briggs distingue os dois tipos identificando Extroversão (E) como ganhar energia do envolvimento ativo, socialização e ação, e Introversão (I) como adquirir energia de lidar com ideias complexas e valores abstratos sozinho ou em pequenos grupos.

Introversão e Extroversão logo se tornaram nomes familiares e agora são usados para uma variedade de propósitos, que vão desde identificar em que estilo de aprendizagem vai caber melhor um determinado aluno, quanto para determinar que tipo de carreira um indivíduo deve prosseguir.

A pesquisas da Neurociência suportam a ideia que há uma diferença distinta entre estas duas categorias separadas. Os introvertidos tendem a ter um córtex pré-frontal mais denso, a área do cérebro principalmente responsável pela premeditação e planejamento, o que pode contribuir para a propensão do introvertido para um pensamento mais profundo. Pelo contrário, os extrovertidos tendem a responder mais fortemente às recompensas, uma vez que a parte do sistema de recompensa do cérebro é muito mais ativa.

Mergulhando nas Profundidades: Introversão, Extroversão e Ambiversão

Introversão: Observação e Reflexão

A introversão pode ser resumida em uma palavra: introspecção. Indivíduos que se enquadram nesta categoria são muito sintonizados com a sua experiência interna. Eles gastam uma quantidade significativa de tempo buscando interesses mais intelectuais ou internos, como ler ou examinar suas próprias reações ao ambiente ao seu redor. Isto não quer dizer que os introvertidos não estão atentos ao seu ambiente externo, mas sim, eles estão mais focados em sua resposta ao ambiente externo. Os introvertidos estão constantemente envolvidos em um processo de observação e reflexão.

Os introvertidos muitas vezes preferem participar de atividades solitárias onde podem refletir sobre seu ambiente sem interrupção frequente. Interação com grandes grupos de pessoas tende a deixar o introvertido sentindo-se exausto, ansiando por tempo sozinho, a fim de restaurar suas energias. Os introvertidos tendem a ser muito mais seletivos com seus amigos e companheiros e preferem geralmente ter um grupo menor de bons amigos do que um grupo grande de meros conhecidos.

Inclinar-se mais para o lado da introversão do espectro tem algumas regalias definidas, estes incluem:

  • Aumento do conhecimento do eu e auto-consciência superior.
  • Intensidade e conexão profunda nos relacionamentos.
  • O QI tipicamente alto (devido ao tempo gasto examinando atividades acadêmicas e hábitos de estudo mais eficientes).
  • Alto potencial para o sucesso (devido à tendência de cuidadosamente deliberar sobre opções e desenvolver planos completos para alcançar metas).

Infelizmente, qualquer categoria de personalidade também vem com seus inconvenientes. As desvantagens de inclinar-se mais para o lado introvertido são:

  • Maior susceptibilidade à angústia psicológica (devido ao pensamento mais profundo).
  • Pensamentos únicos podem tornar os introvertidos mais suscetíveis à rejeição.
  • O Cinismo tende a correr solto nas populações introvertidas.

De acordo com o Inventário de Personalidade Big Five, os seis maneirismos chave associados com introversão incluem:

  1. Distância interpessoal
  2. Reserva em contextos sociais
  3. Timidez
  4. Passividade
  5. Auto controle
  6. Pessimismo

Enquanto os introvertidos estão constantemente envolvidos em um processo de observação e interação com seu ambiente, extrovertidos estão ocupados agindo em seu ambiente. Aqueles que caem nesta categoria normalmente exigem mais estímulo na forma de interação humano ou ambiente, a fim de se sentirem satisfeitos. Por exemplo, enquanto um introvertido pode se sentir mentalmente satisfeito com um passeio pelo parque, um extrovertido pode exigir algumas aventuras off-road, a fim de alcançar o mesmo nível de satisfação. Vamos dar uma olhada mais profunda na extroversão.

Extroversão

Embora sociabilidade e gregarismo sejam palavras que comumente vêm à mente quando pensamos em Extroversão, relações com outras pessoas não é o único foco desta característica. Extroversão também abrange a tendência a perseguir situações de alto risco/alta recompensa e vivenciar intensamente emoções positivas. As pessoas que se identificam como extrovertidas podem ser mais vocais sobre suas alegrias porque são incapazes ou não querem se manter caladas sobre o bem que passaram.

Aqueles que caem na categoria Extroversão podem esperar experimentar uma quantidade significativa de benefícios, incluindo:

  • Maiores chances de obter uma posição de liderança (devido à forte assertividade e orientação em equipe).
  • Facilidade de estabelecer amizades.
  • Taxas de sucesso elevadas devido à propensão para um estilo de vida acelerado.
  • Forte inclinação para otimismo.

No entanto, como com todos os traços de personalidade, cair na categoria Extroversão tem várias desvantagens definidas que incluem:

  • Muitíssimo alto risco de tédio frequente.
  • Maior esforço para atingir uma quantidade eficiente de estimulação.
  • Falta de profundidade nas relações interpessoais.

O Inventário de Personalidade Big Five cita seis características-chave que, juntas, capturam o traço geral da extroversão. Eles são:

  1. Vivacidade
  2. Gregarismo
  3. Assertividade
  4. Ação
  5. Busca por entusiasmo
  6. Emoções positivas

Em algum lugar no meio: Ambiversão

Ao longo dos anos, a psicologia começou a aceitar o fato de que uma distinção de introvertido/extrovertido em preto e branco não era suficientemente eficaz para explicar a ampla variação de personalidades individuais. Quando era raro alguém marcar 100% em qualquer direção no espectro, logo ficou claro que uma terceira categoria precisava ser adicionada para representar as pessoas que caem exatamente no meio.

Ambivertdo” é um termo usado para descrever um indivíduo que obtém uma quantidade igual de estimulação mental tanto de atividades introvertidas calmas e aventureiras atividades extrovertidas. Aqueles que aterram nesta categoria são ditos ter o “melhor de ambos os mundos” porque podem dar-se bem com povos de qualquer categoria.

De onde você tira energia? E como você interage com seu ambiente? Estes têm implicações poderosas para que tipo de vida você se conduz eventualmente, que carreira você pode escolher e como você pode melhor experimentar o bem estar subjetivo.

E você, já sabe identificar em que ponto do espectro que vai da Introversão à Extroversão você se encontra?

Gostaria de saber onde você cair no espectro e obter alguns conselhos sobre como usar essas informações para o seu crescimento pessoal?

CLIQUE AQUI E FAÇA UM TESTE!


Traduzido e adaptado de Positive Psychology Program


Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!

A sua introversão traz algum tipo de bloqueio para a sua vida pessoal ou profissional?

Eu sou uma Humanistic Professional Coach IHCOS®, e eu ajudo introvertidos, criativos, e pensadores profundos auxiliando-os a conhecerem a si mesmos, desenvolverem autoestima, capitalizarem as suas forças pessoais e aprenderem  a como florescer em uma cultura amplamente extrovertida. Clique aqui para saber mais!