Trabalho: o quanto ele é afetado pela sua personalidade?
A nossa introversão determina a forma como pensamos e agimos. E isso influencia muito significativamente em como executamos o nosso trabalho.
A nossas preferências de personalidade são um fator muito determinante na forma como pensamos, agimos. e principalmente como executamos o nosso trabalho.
É importante saber que a nossa vida está profundamente moldada pela nossa personalidade, assim como está pelo nosso gênero, por exemplo. E o aspecto individual mais importante é aquele que encaixa no espectro introvertido-extrovertido. A nossa posição em um ou no outro lado pode influenciar a forma como escolhemos amigos e companheiros e a forma como conversamos, resolvemos diferenças e revelamos amor.
Afeta as carreiras que escolhemos e se temos ou não sucesso nelas. Controla a nossa disposição para fazer exercícios, funcionar bem sem dormir, aprender com os erros, fazer grandes apostas na Bolsa, adiar satisfações e ser um bom líder
Está refletido nos caminhos do nosso cérebro, neurotransmissores, e nos cantos mais remotos do nosso sistema nervoso.
Existem diversas características que diferenciam esses dois tipos, mas vamos aqui tratar das relativas a maneira como cada um deles executa o seu trabalho.
Os introvertidos são atraídos para o mundo interior, do pensamento e das emoções, enquanto que os extrovertidos são voltados para a vida exterior e atividades das pessoas. Por serem mais voltados para o interior, os introvertidos trabalham mais lentamente, gostam de se concentrar em uma tarefa de cada vez. Apresentam, com frequência, extraordinários poderes de concentração. São relativamente imunes ao fascínio do poder e da fama. São socialmente mais reservados, preferem interagir com pessoas mais próximas e tendem a desconforto de exposição ao público. Em alguns casos até evitam as profissões ou cargos em que tenham obrigatoriamente interagir socialmente e falar em público com mais frequência.
Por sua vez os extrovertidos abordam tarefas rapidamente, tomam decisões rápidas(por vezes precipitadas) e sentem-se confortáveis a desempenhar tarefas de risco. Pensam em voz alta e de pé; preferem falar a ouvir, raramente ficam sem palavras e por vezes deixam escapar coisas que não queriam. Sentem-se confortáveis como o conflito, mas nunca com a solidão.
Introversão x Extroversão no trabalho: a realidade e o que eu faço com ela
Vamos aos fatos: nos últimos tempos passou a existir uma grande valorização da personalidade como característica fundamental para ocupar algumas posições de destaque em grandes empresas. Pessoas carismáticas, com perfil de liderança e desenvoltura social geralmente são bastante requisitadas. Isso faz com que algumas personalidades com tendência introvertida questionem-se, e até afastem-se da concorrência para alguns trabalhos, com argumentos do tipo: “isso não é para mim”, “eu não sei liderar”…
Claro que, tanto para um tipo quanto para o outro, estar em uma função onde suas características naturais sejam fundamentais pode dar-nos um conforto sem precedentes. Isso não se contesta e deve ser respeitado. Mas, para os introvertidos especialmente a ausência de algumas características muito exigidas pelo ambiente corporativo, como capacidade liderança, por exemplo, não pode ser um limitador. Existem diversas ferramentas a nível de desenvolvimento pessoal que poderão ser usadas, tanto para o autoconhecimento em si, como para o desenvolvimento de novas habilidades a serem usadas na vida e no trabalho.
“Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.” —Carl Jung
Convém ressaltar que não há característica de personalidade boa ou má. O que existe são as preferências pessoais que cada um possui e há que se ter, antes de tudo, uma autoaceitação e um respeito profundo por aquilo que somos. Precisamos é, quando necessário, trabalhá-las em prol do nosso aprimoramento pessoal e profissional. Caso deseje saber mais sobre si, convém que busque profissionais especializados, como coaches e psicólogos para ajudá-lo a descobrir mais sobre si próprio.
GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.
PÁGINA: Facebook/introvertidamente
Referência: Silêncio, o Poder dos Introvertidos Num Mundo que Não Para de Falar, de Susan Cain.
SOBRE A AUTORA
Eu sou Marta Leite, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.