Como parar de dizer “sim” quando quer dizer “não”?
Muitos introvertidos sofrem de falta de assertividade e dizem sim quando realmente querem dizer não. Mais tarde, eles geralmente se arrependem.
Digamos que você esteja com um pequeno grupo de amigos. Então, um de seus amigos sugere ir a um local de boliche, que geralmente é cheio de gente. Você não quer mesmo ir, uma vez que você odeia o barulho e as multidões e prefere socializar em um lugar calmo. Mas então seu amigo diz: “Oh, não seja tão estraga-prazeres. Vai ser divertido”. No entanto, você não quer discutir com ele, você vai se sentir miserável, prometendo a si mesmo que nunca mais dirá sim quando quiser dizer não. Mas, você sabe bem que vai fazer de novo porque você não quer perder seus amigos.
A solução? Definir limites. Se há algo que você odeia, não deixe nenhum argumento influenciá-lo a tomar uma decisão da qual você se arrependerá mais tarde. Se seus amigos são adequados para você, eles não querem forçá-lo a fazer coisas que você não gosta.
Dizer não é difícil se você tem dito sim a sua vida toda. Há três coisas simples que você pode fazer para aprender a se tornar mais assertivo.
1. Tome seu tempo
Pesquisas conduzidas por Elaine N. Aron e Arthur Aron, da Universidade Estadual de Nova York, em Stony Brook, mostram que muitos introvertidos são pessoas altamente sensíveis (para saber mais sobre pessoas altamente sensíveis, clique aqui). Eles processam informações de uma maneira mais profunda e reflexiva, e assim eles fazem isso mais lentamente. Se esse é o caso, lembre-se de reclamar o seu tempo para pensar.
Toda vez que alguém lhe pede para fazer algo, não responda imediatamente. Diga: “Deixe-me pensar sobre isso” e dê a si mesmo um segundo para refletir sobre isso. Então você evita dizer sua resposta padrão “sim” imediatamente.
2. Nunca concorde com nada no telefone
O silêncio constrangedor no telefone é extremamente desconfortável. Isso coloca muita pressão em você para responder rapidamente. Em vez de tomar sua decisão pelo telefone, diga: “Deixe-me pensar sobre isso. Vou ligar/enviar uma mensagem de texto para você. ”Depois, pergunte a si mesmo se deseja fazer isso. Dica de bônus: é mais fácil digitar “não” do que dizer “não”.
3. Tenha um dia do “não”
Por um dia, mude sua resposta padrão de “sim” para “não”. Durante esse dia, você diz educadamente não a tudo. Considere isso como um dia do “sim” para você mesmo. Diga não para ter tempo apenas para si e apenas para as coisas que você quer fazer.
Você provavelmente ficará surpreso com a frequência com que diz sim quando quer dizer não. Isso ajudará você a ficar mais consciente quando o dia do “não” terminar.
Não faça do “não” sua resposta padrão
Muitos introvertidos têm a tendência de dizer sim quando querem dizer não. Outros dizem não a praticamente tudo. A abordagem correta está entre esses dois extremos. Se você sentir uma ligeira faísca de interesse ou se sentir ambivalente sobre alguma coisa, diga sim e veja o que acontece. Se você se sentir como um grande “não” (especialmente quando já tentou algo no passado e sabe que o odeia), obviamente deveria dizer não.
No entanto, você não deve sempre abater ideias espontâneas que o deixem ansioso. Quando você se apega a coisas que você já conhece e desfruta, você nunca tentará coisas novas que podem se tornar muito mais divertidas do que você espera que elas sejam. Eu tenho o hábito de tentar coisas novas de tempos em tempos, mesmo que às vezes eu não ache que vou gostar delas. Se houver um evento interessante em minha cidade, posso ir até lá mesmo que seja barulhento e cheio de gente. Qual o pior que pode acontecer? Se eu não gosto, posso sempre ir para casa. E se eu gostar, ficarei feliz por não ter muita intimidade.
A abordagem apropriada ao dizer sim ou não aos convites é sempre considerá-los seriamente. Ao levar em consideração as sugestões de seus amigos, você mostra que respeita suas ideias. Consequentemente, você poderá dizer não enquanto não ferir seus amigos.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.