Introversão: o que é? (não é timidez)

Muito embora haja muita informação sobre a Introversão, ainda existe um grande equívoco sobre o que ela realmente é.

Muitos confundem introversão com timidez, mas ela não é. Embora alguns introvertidos sejam tímidos, ou acabem se tornando por não saberem o suficiente sobre eles mesmos. Para ajudar a perceber o que é a introversão é necessário fazer uma comparação sobre o temperamento oposto ao introvertido: o extrovertido.

Para saber mais sobre como a introversão e a extroversão pode afetar a sua vida, clique aqui!

O que é a Introversão?

É, na sua raiz, um tipo de temperamento. Não é a mesma coisa do que timidez, ou do que ter uma personalidade distante, e não é patológico. Não é igualmente algo que se possa alterar. Mas pode aprender-se a trabalhar com ela, em vez de contra ela.

A mais forte característica dos introvertidos é a sua fonte de energia: os introvertidos retiram a sua energia do mundo interno: de ideias, emoções e impressões. São conservadores de energia. Podem facilmente ser sobreestimulados pelo mundo exterior experienciando a sensação de “demasia”. Esta pode materializar-se tanto sob forma de nervosismo, como de entorpecimento. Em qualquer dos casos, os introvertidos têm necessidade de limitar a sua experiência de convívio social, por forma a não acabarem esgotados.

Necessitam porém de equilibrar o tempo que passam só e o tempo que passam no exterior, caso contrário podem perder outras perspectivas e conexões. As pessoas introvertidas que equilibram a sua energia possuem perseverança e a capacidade de pensar de forma independente, de se concentrar mais profundamente e de trabalhar criativamente.

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE INTROVERTIDOS E EXTROVERTIDOS

modo de produção de energia é a diferença mais evidente entre introvertidos e extrovertidos, mas existem outras duas diferenças primárias: a resposta de ambos aos estímulos e as suas diferentes abordagens ao conhecimento e à experiência.

Reabastecimento de energia

Os extrovertidos vão buscar as suas energias ao mundo exterior. A maioria deles gosta de falar com os outros, de se envolver em atividades exteriores a si próprios e de trabalhar em volta de pessoas, atividades e coisas. Contrariamente à maior parte das nossas percepções, porém, estes não são necessariamente mais abertos ou exterior, ou mais vivos do que os introvertidos, mas o seu enfoque encontra-se fora de si próprio. Eles despendem a sua energia livremente, e sentem frequentemente dificuldade em abrandar. Poderão experienciar solidão e uma sensação de esvaziamento quando não estão em contato com pessoas ou com o mundo exterior. Poderão também ser mais ansiosos por festas e convívio social.

Os introvertidos pelo contrário retiram a sua energia do mundo interior: de ideias, emoções e impressões. Contrariamente aos nossas esteriótipos comuns relativamente ao introvertidos, eles não são necessariamente calados ou distantes, mas o seu enfoque encontra-se no interior das suas cabeças. Necessitam de um local sossegado onde possam pensar aprofundadamente sobre coisas e recarregar as baterias.

Estimulação

A segunda diferença entre o introvertido e o extrovertido é a forma como cada um experiencia a estimulação externa.

Os extrovertidos gostam de experimentar muito ao passo que os introvertidos gostam de saber muito acerca daquilo que experienciam.

Os introvertidos apreciam a complexidade quando podem concentrar-se, em uma ou duas áreas, sem pressões. Mas se tiverem demasiados projetos poderão facilmente sentir-se assoberbados.

Amplitude ou profundidade

A terceira forma em que diferem os extrovertidos e introvertidos envolve os conceitos de amplitude e profundidade.

De um modo geral, os extrovertidos gostam de largueza – muitos amigos e experiências, saber um pouco de tudo, ser generalista.

Os introvertidos, pelo contrário gostam de profundidade, e limitarão as suas experiências, mas sentindo cada uma delas profundamente. A maior parte das vezes terão menos amigos, mas mais intimidade. Gostam de se envolver profundamente nos assuntos, e procuram “riqueza” mais do que “abundância”.

Se ainda não sabe se é introvertido ou extrovertido, pode fazer um teste simples clicando aqui!

Quer compreender mais acerca de si mesmo?

Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE  agora mesmo o seu e-Book!