Preferências naturais de trabalho dos tipos INFJ e INTJ
Conhecer as preferências naturais de trabalho dos tipos INFJ e INTJ ajuda a avaliar que tipos de trabalho podem ser pessoalmente mais satisfatórios para eles.
INFJ e INTJ são dois dos 16 tipos de personalidade do Myers-Briggs Type Indicator® (MBTI®). O MBTI é um instrumento de tipos de personalidade desenvolvido por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers e que tem como base a teoria dos Tipos Psicológicos de Carl Jung.
INFJ e INTJ partilham características e preferências bastante comuns, sendo por isso conhecidos como Visionários. Os Visionários abordam o mundo de forma decisiva. Eles estão interessados em organizar pessoas e recursos para realizar o trabalho. Eles possuem uma preferência interna por focar nas possibilidades. Os Visionários gostam de absorver ideias e moldá-las internamente para criar estruturas mentais novas e únicas; eles podem ser teóricos, poetas e futuristas poderosos. Esse foco interno é a força orientadora de INFJs e INTJs. À medida que trabalham em direção a metas, os Visionários são constantemente guiados e focados em sua estrutura de ideias e possibilidades. Esse foco interno em insights e ideias é sua maneira natural de trabalhar.
A abordagem perspicaz dos visionários é imediata e automática. Ele fornece uma maneira de interpretar novas informações, permitindo que os Visionários ajustem suavemente suas ações aos seus modelos mentais. Os Visionários podem não necessariamente explicar as ideias que usam para tomar suas decisões. Parecendo calmos, quietos e sérios, eles se contentam em usar seu conhecimento como um guia interno que lhes permite entender e interpretar sua situação atual. Por causa desse foco interno, às vezes nos surpreendemos com as ações dos Visionários, pois não estamos a par de todas as ideias que orientam seu comportamento.
Os Visionários no trabalho: o que os INFJs e INTJs fazem naturalmente
1. Aprender e interpretar
Os Visionários naturalmente refletem sobre seus conhecimentos, pensando em novas e diferentes formas de interpretar o que é conhecido. Essa inspiração interna é seu guia e foco principal. Eles questionarão as próprias estruturas em que as informações são apresentadas e organizadas e apresentarão novas maneiras de pensar sobre essas informações.
2. Criar e organizar ideias
Os Visionários são atraídos pelo trabalho que lhes permite pesquisar, aprender e brincar com as ideias. Eles trabalham em uma variedade de carreiras científicas, pesquisas e cargos de consultoria, e podem desfrutar do ambiente acadêmico, muitas vezes tornando-se professores e instrutores.
3. Encontrar utilização para as ideias
Os Visionários gostam de agir encontrando maneiras de usar suas ideias no mundo real. Ideias sem aplicação têm pouca atração a longo prazo para eles. Para serem significativas, as ideias devem ser usadas para melhorar algo ou criar algo melhor no mundo. Planejamento e organização são muitas vezes pontos fortes que o Visionário usa para colocar suas ideias em ação. Essa combinação de ideias criativas e foco em implementação fornece um forte impulso para o Visionário seguir em frente.
As preferências naturais de trabalho dos tipos INFJ e INTJ
INFJ e INTJ estão no seu melhor quando podem usar suas preferências naturais de trabalho. Ao se concentrar em suas preferências, você poderá avaliar melhor os tipos de trabalho que serão pessoalmente satisfatórios. A lista a seguir descreve as características e preferências típicas dos Assimiladores.
Como Visionário, estou no meu melhor quando posso:
- Trabalhar em direção a uma visão de longo prazo
- Ter tempo sozinho para processar conexões e possibilidades
- Pensar em novas e diferentes formas de interpretar o que é conhecido
- Ser desafiado intelectualmente
- Questionar suposições básicas sobre o que é conhecido
- Trabalhar com problemas complexos
- Redefinir perguntas ou alterar a estrutura em que são apresentadas
- Procurar diferentes maneiras de olhar para a mesma ideia
- Focar na aprendizagem ao longo da vida
- Evitar trabalhos rotineiros
- Aprender sobre e criar teorias
- Ter conversas profundas um-a-um
- Encontrar aplicações novas para informações existentes
- Usar metáforas, símbolos e outras figuras abstratas de linguagem
- Ser independente e auto-motivado
- Agir e encontrar maneiras de usar minhas ideias
- Criar modelos e resolver problemas complexos
- Aprimorar algo ou criar algo melhor para o mundo
- Usar planejamento e organização
- Refletir sobre meus conhecimentos
E você, sabe qual o seu tipo de personalidade?
Saiba que o seu tipo de personalidade tem uma influência significativa na sua vida, pois afeta basicamente a forma como você interage com o mundo, bem como as suas decisões e escolhas, sejam pessoais ou profissionais. Assim sendo, você pode obter um enorme benefício do conhecimento de si mesmo neste aspecto. Para saber mais sobre, entre em contato comigo!
Foto de Victoria Heath no Unsplash
Fonte:
Dunning, Donna. What’s Your Type of Career?: Find Your Perfect Career by Using Your Personality Type. Hodder & Stoughton. Edição do Kindle.
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.