Timidez x Introversão: desfazendo o equívoco
Faz-se bastante confusão a respeito dos termos timidez x introversão. E ainda parece distante o tempo em isso irá deixar de ocorrer. Mas, afinal, o que as diferencia?
Para perceber melhor essa confusão timidez x introversão é importante saber que, muito embora alguns introvertidos sejam tímidos, timidez e introversão são dois conceitos bem distintos.
É importante saber que a timidez não é uma característica apenas mais encontrada nos introvertidos: muitos extrovertidos também são tímidos. Também é verdade que muitos introvertidos se sentem – ou são tidos como – tímidos, quando na verdade não são.
Para percebermos melhor, aqui vai a diferença básica entre cada um deles:
Introversão
É uma capacidade saudável de nos sintonizarmos com o nosso mundo interior. É uma qualidade construtiva e criativa encontrada em muito pensadores independentes cujas contribuições enriquecem o mundo.
Os introvertidos possuem competência sociais, gostam de outras pessoas e apreciam alguns tipos de convívio social. Porém, a conversa de circunstância típica das festas gastam-lhes a energia, dando-lhes pouco em contrapartida.
Os introvertidos apreciam conversa de um-para-um, mas atividades de grupo podem ser para eles sobreestimulantes e drenar-lhes energia.
Timidez
A timidez é uma forma de ansiedade social, um constrangimento extremo na presença de outras pessoas. Pode ter algumas razões genéticas (sob a forma de um centro de medo altamente reativo), mas é habitualmente aprendida a partir de experiências na escola, com amigos e nas famílias. Para alguns vai e vem em diversas idades e em determinadas situações.
As pessoas tímidas poderão se sentir constrangidas em conversas de um-para-um, ou em situações de grupo. Não se trata de uma questão de energia; trata, sim, de uma falta de confiança em situações sociais. É um medo daquilo que os outros poderão pensar de nós.
Provoca suores, tremuras, rosto ou pescoço vermelhos, coração acelerado, autocríticas e a convicção de que as pessoas se estão a rir de nós. É a sensação de que somos a única pessoa em pé sob um foco de luz, e um desejo de que o chão se abra e nos trague.
A timidez não tem a ver com quem nós somos(ao contrário da introversão), mas sim com quem as outras pessoas pensam que somos, e é portanto suscetível a mudanças de comportamento.
Extrovertidos que precisam estar com outras pessoas para reabastecer podem sofrer muito se forem tímidos. A boa notícia é que aprender estratégias para alterar seu comportamento pode reduzir significativamente a timidez.
Para saber se é Introvertido ou Extrovertido, faça um teste simples clicando aqui.
GRUPO: Grupo Introvertidamente no Facebook.
PÁGINA: Facebook/introvertidamente
Referências: As Vantagens de Ser Introvertido, de Marti Olsen Laney
MBTI® e MYERS-BRIGGS TYPE INDICATOR® são marcas registradas, da MBTI® Trust, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Assim sendo, esta ferramenta é restrita ao uso por profissionais qualificados por empresa certificadora autorizada e reconhecida pelo detentor da marca. Nós usamos o Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator® fornecido pela FELLIPELLI – Instrumentos de Diagnóstico e Desenvolvimento Organizacional Ltda.
Quer compreender mais acerca de si mesmo?
Clique aqui para baixar GRATUITAMENTE agora mesmo o seu e-Book!
Eu sou Marta Leite, mãe, esposa, Humanistic Professional Coach – IHCOS®, CEO fundadora do site Introvertidamente. Sou uma introvertida intuitiva de Carl Jung, uma INFJ da tipologia Myers Briggs Type Indicator®, ou MBTI®. Sou certificada no Indicador de Preferências Psicológicas Instrumento MBTI® Step I™ e MBTI® Step II Myers Briggs Type Indicator®. O objetivo do meu trabalho é transformar a vida das pessoas através do autoconhecimento. Ajudando as pessoas – as de tipo de preferência de personalidade introvertida principalmente – a desenvolverem os seus potenciais e a se sentirem confiantes.